..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Defesa Civil registra 13 ocorrências de queda de árvores, fiação e destelhamento durante temporal em Rio Branco

Defesa Civil registra 13 ocorrências de queda de árvores, fiação e destelhamento durante temporal em Rio Branco

Atendimentos para retirada de entulhos e vistorias técnicas em residências continua nesta quinta-feira (13). Em 24h, choveu mais de 68 milímetros na capital

O forte temporal que atingiu a capital acreana Rio Branco, na tarde dessa quarta-feira (12), gerou pelo menos 13 ocorrências envolvendo quedas de árvores, destelhamentos de casas, desabamento de muros, obstrução de vias, deslizamentos e problemas na fiação elétrica. A região mais afetada foi a da parte alta da capital, segundo informações da Defesa Civil municipal.

“Esses temporais estão cada vez mais frequentes, a média está a cada três dias temos um. Nesse de ontem [quarta, 12], temos essas 13 ocorrências atendidas, mas provavelmente esse número aumente nesta quinta [13], uma vez que as equipes ainda estão em campo. Entre os bairros mais atingidos estão o Placas, Vila Nova e Tancredo Neves, na parte alta da cidade. Além de ocorrências isoladas em outros bairros, como o Universitário”, disse o coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão.

O temporal começou por volta de 13h e, segundo a Defesa Civil de Rio Branco, os ventos chegaram a 46 quilômetros por hora. Em 24 horas, choveu um volume de 68,7 milímetros. O esperado para todo o mês de outubro é de 152mm.

Orientações

Para evitar acidentes, o coordenador da Defesa Civil dá dicas sobre o que as pessoas devem fazer durante temporais. Segundo ele, 80% das ocorrências com pessoas são por conta da exposição ao perigo.

“Nossa orientação é que as pessoas não se coloquem em situação de perigo, ou seja, durante o temporal, se abriguem em local seguro e esperem o temporal passar. Além disso, evitem assistir televisão, ou usar aparelhos de celular, tomar banho com chuveiro elétrico ligado.”

Homens presos em telhado

Uma das ocorrências dessa quarta que chamou atenção foi de dois homens que acabaram presos em cima do telhado de uma casa, no bairro Vila Ivonete, em Rio Branco. O acidente aconteceu quando eles foram verificar os danos deixados pela forte chuva.

Para eles conseguirem descer, foi preciso a ajuda de uma equipe do Corpo de Bombeiros com apoio da Defesa Civil Municipal. Um vídeo, divulgado pela Defesa Civil Municipal, mostra o momento do resgate.

Inmet alerta para chuvas intensas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de tempestade para todo o Acre, com validade até às 10h de sexta-feira (14). O alerta passou a valer na manhã desta quinta (13).

A previsão é de chuva entre 20 e 33 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, com ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Os avisado têm sido emitido pelo instituto desde a última semana.

Este período no Acre é marcado por fortes tempestades, que podem, inclusive, causar danos.

A jornalista Andreia Oliveira, moradora da capital, conseguiu flagrar uma chuva de granizo que caiu na região do Benfica, em Rio Branco, na tarde desta quarta (12).