PRF e parceiros fizeram um dia de ações para as crianças que fazem tratamento contra o câncer
O Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é celebrado nesta quinta-feira (23) e uma ação entre policiais rodoviários federais, Sest/Senat, policiais militares e Corpo de Bombeiros fizeram um dia para que crianças que enfrentam a doença pudessem sair do ambiente hospitalar para se distrair.
Entre as ações, teve lanche, teatro, entrega de cestas básicas e cerimônia, brincadeiras e corte de cabelo. Na ação, agentes da PRF deixaram com que crianças raspassem seus cabelos como uma forma de conscientização e apoio aos pacientes.
As crianças são da ala de pediatria da unidade de alta complexidade em Oncologia (Unacon) de Rio Branco.
“A campanha é desenvolvida pela PRF aqui no Acre desde 2017 e é um momento ímpar de trazer as crianças do ambiente hospitalar, trabalha a questão física e emocional. É um momento de diversão, descontração e também serve como terapia. Além disso é um momento de a gente alertar a sociedade para os cuidados preventivos contra o câncer infantil, porque através do diagnóstico precoce, é possível tratar a doença e erradicá-la”, destacou Wilse Filho, policial rodoviário federal.
Ao todo, são 25 crianças em tratamento contra a doença e parte delas foi para ação junto com familiares. Em 16 anos já passaram mais de 700 casos
“É uma satisfação esse retorno que temos das crianças. É um momento em que elas estão alegres, descontraídas e conseguem esquecer um pouco do tratamento”, enfatiza.