..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Cooperaçaí inicia reforma e ampliação de sua Agroindústria com investimentos da Fundação Banco do Brasil

A Cooperativa De Trabalho De Produção E Comercialização De Produtos Agroextrativista Da Vila Campinas Do Município De Plácido De Castro (Cooperaçaí) assinou, na última sexta-feira (05), uma ordem de serviço com empresa Magnificat Projetos, construções e Consultorias, no valor de R$180.536,07, para a execução da reforma e ampliação de sua Agroindústria. O recurso é parte das ações do projeto Safra Segura, patrocinado pela Fundação Banco do Brasil, que disponibilizou um total de R$390.622,00 em valor não reembolsáveis.

O recurso será utilizado na aquisição de equipamentos para beneficiamento dos produtos comercializados, gestão do projeto e melhoramento na estrutura física do prédio. 

Segundo Francisco Ferreira, presidente da Cooperaçaí, com este apoio, mesmo em meio à pandemia, houve avanços na aquisição de equipamentos.

“Mesmo diante da pandemia foi possível avançar com a aquisição dos equipamentos, e quanto a obra, tivemos que fazer várias adequações no projeto arquitetônico, no sentido de atender as exigências sanitárias, para isso tivemos todo suporte da empresa Master Ideias e da OCB/AC (Organização das Cooperativas do Brasil no Acre)”. Disse. 

Marilda Brasileiro, diretora técnica da empresa Master Ideias e responsável pela gestão do projeto, fez a prestação de Contas parcial das ações a serem desenvolvidas, que tem a nova fase voltada a reforma da Agroindústria. De acordo com a profissional, as obras que iniciaram no mesmo dia da reunião, tem previsão de 2 meses, com a entrega completa do empreendimento antes das festas de fim de ano.

Na ocasião, os cooperados participaram também do Curso Básico de Cooperativismo, ministrado pelo superintendente do Sistema OCB-Sescoop/AC, com auxílio do estagiário da área de monitoramento, Renato César. 

A capacitação tem como objetivo desenvolver a consciência cooperativista dos participantes, buscando o fortalecimento da gestão, liderança e crescimento da sociedade e comunidade inserida. Além de discutir assuntos voltados a organização documental, os direitos e deveres de cada associado e a preparação e obrigatoriedade da participação nas assembleias.

A Cooperaçaí foi criada no ano de 2013 com familiares de produtores rurais que viam no cooperativismo uma oportunidade de valorizar a produção e garantir o sustento, apostando na organização coletiva. Atualmente a Cooperativa comercializa semanalmente polpas de frutas regionais para servidores de instituições públicas e privadas nas cidades de Rio Branco e Acrelândia e revendedoras e que comercializam os produtos na comunidade local.