..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Conselheiro do Tribunal de Contas do Acre morre vítima de Covid-19 e governo decreta luto de 3 dias

José Augusto Araújo de Faria estava internado no Hospital Santa Juliana, em Rio Branco, e morreu nesse domingo (12)

O conselheiro do Tribunal de Constas do Acre, José Augusto Araújo de Faria, de 71 anos, morreu na noite desse domingo (12), no Hospital Santa Juliana, vítima da Covid-19. Faria estava internado há cerca de duas semanas na unidade. O óbito foi confirmado em nota pelo governo do estado.

Ele era pai da secretária adjunta de Saúde do estado, Paula Mariano e de outros três filhos. O conselheiro também deixa a mulher, Maria José Maia de Faria.

Em nota, o governo decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do conselheiro. Outros órgãos, como o TCE-AC e a prefeitura de Rio Branco, lamentaram a morte de Faria por meio de notas.

Natural de Sena Madureira, no interior do Acre, o conselheiro fazia parte da primeira composição da corte do TCE-AC. Atualmente ele presidia a 2ª Câmara do Tribunal de Constas do Estado. Ele também fez história do futebol acreano como goleiro.

“Por sua ética, compromisso e respeito com a legalidade e os princípios da administração pública, Josué Augusto de Araújo Faria, nos deixa herdeiros do legado de um exímio defensor do direito e da democracia, tendo sido ele um dos primeiros membros da composição do Tribunal de Contas do Estado do Acre, ocorrida no dia 27 de setembro de 1989”, disse o governo em nota.

Nomeado juntamente com mais seis conselheiros pelo então governador Flaviano Melo, Faria, foi eleito, por unanimidade, vice-presidente da corte, ao lado do presidente Alcides Dutra de Lima, e administraram o TCE-AC até janeiro de 1991.

Como conselheiro-presidente, em 1996, Faria, criou um novo regimento interno, do Tribunal de Contas do Estado, baseada na Constituição do Estado do Acre de 1989.

“Que a solidariedade e o apoio sejam fontes de consolo para todos os familiares e amigos neste momento”, afirmou o presidente do TCE-AC, Cristovão Messias, também em nota.

‘Um paizão’, diz conselheira

Emocionada, a conselheira Naluh Gouveia lembrou do colega de trabalho e amigo pessoal com carinho e disse que vai fazer muita falta. Para Naluh, Faria era um verdadeiro paizão, daqueles que gostava que cuidar de todos e sempre estava disposto a contribuir.

“A gente está em estado de choque, somos sete conselheiros e acabamos ficando muito próximos um do outro. E o José Augusto era muito humano, nunca vi uma pessoa de coração tão bom, era um paizão. Uma pessoa muito carinhosa, afetuosa e cuidadosa com os seus”, lembrou.

Mesmo já acometido pela doença, o conselheiro chegou a participar de uma sessão on-line do TCE.

“Eu participava da câmara dele, então há duas quartas passadas, nós tivemos sessão a manhã toda, mais de 100 processos analisados. Ele tinha 71 anos e com 75 anos é a aposentadoria compulsória, a gente sabia que talvez estivesse próximo de ele nos deixar pela aposentaria, então nós tentávamos tirar o máximo dele. É uma perda muito grande, estou muito triste”, disse Naluh.

Coronavírus no Acre

O boletim desse domingo (12) divulgado pela Secretaria de Saúde do Acre confirma mais 110 pessoas infectadas pelo novo coronavírus no estado nas últimas 24 horas. O número de contaminados subiu de 16.080 para 16.190. Foram confirmadas também mais 7 mortes, saindo de 419 para 426.

O estado está em contaminação comunitária desde o dia 9 de abril. A incidência da Covid-19 no Acre é de 1.836 casos por 10 mil habitantes, os municípios de Assis Brasil e Cruzeiro do Sul apresentam as maiores incidências do estado com 302 e 267 por cada 10 mil habitantes.

A taxa de ocupação nos leitos de UTI destinados a pacientes graves de Covid-19 é de 79% neste domingo. Dos 56 leitos existentes, 44 estão ocupados. Das vagas, 10 ficam em Cruzeiro do Sul e 46 em Rio Branco.