..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Concurso elege mais bela reeducanda e homens trans do sistema penitenciário do Acre

Concurso elege mais bela reeducanda e homens trans do sistema penitenciário do Acre

Também foi eleito o mais belo trans no concurso que ocorreu nessa quinta-feira (31). Mais de 240 reeducandas receberam brindes durante o evento

A jovem Vanessa Kathelyn Abel Nascimento, de 25 anos, foi eleita a mais bela detenta do sistema penitenciário do Acre. O desfile ocorreu nessa quinta-feira (31), no pavilhão feminino do Complexo Penitenciário de Rio Branco, onde desfilaram 18 candidatas.

O concurso também elegeu o mais belo preso homem trans e Kelly Gomes de Almeida, de 24 anos, que ainda não tem um nome social, foi a escolhida. Todos os eleitos ganharam kits com brindes doados pelos parceiros do evento. Também foram doados brindes para as 246 detentas da ala feminina.

A votação escolheu as três presas mais bonitas e os três homens trans mais bonitos. A bancada de jurados foi composta por representantes de instituições parceiras.

concurso 002 webConcurso elegeu as três mais belas do sistema entre 18 candidatas — Fotos: Arquivo/Iapen

O desfile fez parte de ações desenvolvidas durante o mês da mulher e teve como objetivo estimular a autoestima das reeducandas. Os dois eleitos estão no sistema desde 2017. O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) não informou por quais crimes eles cumprem pena.

“Esse evento faz parte de uma parceira feita em 2019 e é uma forma de trabalhar a autoestima delas que estão ali e não têm acesso a maquiagem, estas coisas que fazem parte do nosso dia a dia enquanto mulher e por isso ocorreu no mês da mulher”, disse a gerente de Reintegração do Iapen, Liliane Moura

Além do concurso, as detentas ainda passaram por treinamentos de etiquetas para aprender a se maquiar, como se comportar e manter a postura corporal.

“A gente pôde ver o sorriso no rosto delas e o quanto que isso contribui para a melhora comportamental delas em se reconhecer como mulher e acreditar que nem tudo está perdido e que a vida não se limita à prisão. Então, é muito importante. Às vezes, a sociedade pode não enxergar como algo positivo, mas, nós, que acompanhamos o dia a dia no sistema, sabemos o quanto cada ação dessa é importante para elas se sentirem bonitas, reconhecidas”, acrescentou.

Neste ano, o concurso que está em sua segunda edição, também incluiu o mais belo homem trans. “Na última vez eles sentiram falta e queriam muito participar e, desta vez, os parceiros trouxeram para contemplar eles também.”

concurso 003 webKelly Gomes de Almeida (do meio) foi eleito homem trans mais belo. Ao lado o segundo e terceiro colocados — Foto: Arquivo/Iapen