Operação iniciou nesta sexta-feira (26) e segue até o final do ano. Número do efetivo deve aumentar nos próximos dias, segundo informou o comandante-geral da Polícia Militar
Com a chegada das festividades de final de ano e aquecimento do comércio, a Polícia Militar iniciou, na manhã desta sexta-feira (26), a Operação Papai Noel em Rio Branco para reforçar a segurança principalmente na área comercial. Solenidade ocorreu em frente ao comando-geral, no Centro da capital.
A operação conta com um reforço de 140 policiais que vão fazer o trabalho ostensivo, sendo 70 durante o dia e outros 70 no período noturno, segundo informou o comandante da PM, coronel Paulo César Gomes.
“Essa é uma operação tradicional da Polícia Militar. Com esse período natalino, salário na conta, a antecipação do salário de novembro, antecipamos a operação procurando fortalecer o policiamento, principalmente nas áreas comerciais e com isso trazer uma tranquilidade maior à nossa população”, disse.
As ações começaram nesta sexta e será dividida em três fases; sendo que as outras duas ainda vão ser apresentadas e seguem até o final do ano.
Neste ano, o comandante informou que os alunos soldados que fazem o curso de formação vão fazer parte da operação, como reforço ao efetivo.
“Com a chegada das festas natalinas as pessoas vão comprar. Então, a ideia é aumentar o número de policiais e a segurança para a população. Interessante que essa vai ser a primeira experiência prática deles [alunos-soldados] com esse tipo de operação”, informou.
Gomes disse que a partir do momento que aumenta o número de policiais nas ruas, aumenta a sensação de segurança e diminui o número de furtos e roubos.
“Nessa primeira fase vamos ter 140 policiais por dia. Vão ser três fases quando vamos aumentar esse efetivo, mas temos apenas o número de hoje. O forte é esse período, esse mês agora por causa da Black Friday, em dezembro por causa do Natal, teve antecipação do pagamento para hoje”, concluiu.