..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Com poluição do ar em nível ‘perigoso’, governo do Acre cancela desfile de 7 de Setembro e anuncia ações emergenciais

Com poluição do ar em nível ‘perigoso’, governo do Acre cancela desfile de 7 de Setembro e anuncia ações emergenciais

Índice de poluição em Rio Branco está acima 700 µg/m3 (microgramas por metro cúbico) de material particulado, mais de 40 vezes acima do que é recomendável pela OMS, que é de 15 µg/m3

O governo do Acre anunciou o cancelamento do tradicional desfile de 7 de Setembro por causa dos índices de poluição do ar em Rio Branco, que nesta terça-feira (3) chegaram a ficar acima de 700 µg/m3 (microgramas por metro cúbico) de material particulado, mais de 40 vezes além do que é recomendável pela OMS, que é de 15 µg/m3.

Contexto: Nos últimos dias, a cidade está encoberta por uma densa camada de fumaça causada pelas queimadas que tem ocorrido não apenas no Acre, mas também nos estados vizinhos, Amazonas e Rondônia, e se estabeleceu, segundo a plataforma IQ air, como uma das mais poluídas do país.

Durante o anúncio, feito no começo da noite, o governador Gladson Cameli (PP) apresentou ainda ações emergenciais que devem ser tomadas pelo Executivo estadual para tentar conter os efeitos do problema.

“Eu preciso que a população entenda que vamos fazer tudo que podemos para tentar diminuir os prejuízos principalmente das crianças e dos mais idosos”, afirmou Cameli.

Entre as medidas anunciadas estão a liberação de servidores públicos acima de 60 anos de comparecerem ao trabalho presencial. Extensão do horário de atendimento das Unidades Básicas de Saúde até às 22h, que já havia sido anunciado mais cedo. Ainda devem ser abertas 10 novas vagas de leito no Hospital da Criança da capital.

As escolas estaduais devem se manter abertas por enquanto, mas as atividades físicas foram suspensas. Já alunos com comorbidades podem ser liberados ‘com posterior reposição do conteúdo’.

“A medida administrativa visa garantir o cumprimento do calendário escolar e evitar atrasos que possam prejudicar os alunos nas provas avaliativas, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), até última deliberação”, disse em nota o secretário de Educação, Aberson Carvalho.

O governo vai passar ainda a publicar diariamente um boletim com o monitoramento da qualidade do ar. Ações de fiscalização e as operações de combate ao desmatamento e queimadas ilegais devem ser feitas.

“E se quiser respirar não queime! Eu preciso contar com o apoio da população. Esse é um problema que é muito fácil vir aqui e tentar achar culpado. Saúde é vida e preciso contar com o apoio da população porque não podemos brincar com a saúde de ninguém. Vou tomar todas as medidas cabíveis, incluindo de punição com quem cometer atos ilícitos”, afirmou o governador.

Prisões

De acordo com o Batalhão Ambiental algumas prisões de pessoas envolvidas em queimadas ilegais foram feitas na cidade de Bujari. A quantidade de detenções, porém, não foi divulgada.

Já o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) disse já ter lavrado mais de 900 autos de infração no último mês.

Prefeitura cancelou as aulas na capital

Pelo menos 22 mil estudantes de Rio Branco tiveram as aulas suspensas por conta da fumaça que encobre a região. Na capital do Acre, 100% das 91 unidades de ensino, dentre escolas de ensino infantil, fundamental e creches, foram afetadas. A medida foi tomada na última segunda-feira (2) por meio da assinatura de um decreto de emergência municipal, e é válida de terça (3) a sexta (6).

Rio Branco conta com 75 unidades escolares de 1º ao 5º ano. Há ainda mais cerca de 16 creches, totalizando mais de 90 unidades. Caso a qualidade do ar, que atingiu o nível ‘perigoso’ na segunda e ainda perdura nesta terça, melhore, a previsão é de que as aulas retornem na próxima segunda (9).

Perigo

A classificação da IQ Air varia entre “Bom”, “Moderado”, “Insalubre para grupos sensíveis”, “Insalubre”, “Muito insalubre” e “Perigoso”. Esta última é a atual classificação do Acre.

Quando maior o IAQ, mais poluído e danoso é o ar.

“Doenças crônicas podem aumentar, doenças agudas, como infarto, AVC, podem surgir outras doenças como asma, bronquites e podem ter níveis elevados nessa época do ano. Recomendamos que crianças, idosos e portadores de doenças crônicas hidratam-se bem, procurem ficar, ao longo do dia, em lugares mais úmidos”, explicou o alergista e imunologista Guilherme Pulici.

Situação de emergência

Com 1.997 focos de incêndio em agosto no Acre, de acordo com o monitoramento por satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o estado decretou emergência em saúde pública no final de agosto.

O número do mês corresponde a 65% do total calculado em 2024. Até a tarde desta terça, foram contabilizados 3.034 focos.

“Essa grande quantidade de fumaça não é relacionada só Rio Branco, acumula de diversas redondezas. Por exemplo, Porto Velho [Rondônia] queima mais que o Acre todo junto, Lábrea [Amazônia] e Boca do Acre também queimam mais que o Acre. A gente vem acompanhando isso aí, infelizmente essa quantidade de queimada não está só em Rio Branco, está em todos os municípios e a tendência, com essa estiagem e sem chuva, é piorar”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Nasserala.

Além de beber muita água durante este período, é recomendado também:

  • Ingerir alimentos ricos em água;
  • Use umidificador ou coloque um balde ou uma toalha molhada no quarto;
  • Lave os olhos com soro fisiológico ou com colírio de lágrima artificial;
  • Mantenha a casa limpa, evitando o acúmulo de poeira;
  • Evite praticar exercícios físicos das 11h às 17h;
  • Proteja-se do sol com óculos escuros e evite o ressecamento das mucosas e pele;
  • Use protetor solar.