..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Com período de seca, 19 comunidades de Rio Branco recebem abastecimento de água

Com período de seca, 19 comunidades de Rio Branco recebem abastecimento de água

Rio Acre chegou a cota de 1,77 metro nesta quinta-feira (25), na capital acreana

Com o período de seca que atinge o Acre nesta época do ano, um dos principais agravos é a seca do Rio Acre em Rio Branco, que chegou a cota de 1,77 metro nesta quinta-feira (25). Além disso, secam as represas e poços, o que gera transtornos aos moradores da zona rural que ficam sem abastecimento.

Com isso, a Defesa Civil do município leva abastecimento a estes moradores desde o dia 11 de julho. O coordenador do órgão, tenente-coronel Cláudio Falcão, disse que são 19 comunidades atendidas nesse período e mais de 3 mil famílias. Em um mês e meio, a distribuição foi de pelo menos 5 milhões de litros de água.

abastecimento 002 webRio Acre está abaix de 1,70 metro na capital acreana — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

“Nós não conseguimos ampliar ainda por conta de recursos. Ou seja, a gente está em processo de compra de mais caixas d’água porque elas são essenciais para abastecer. Mesmo assim, na semana que vem vamos acrescentar mais duas comunidades. Nosso sistema é aquele, vamos duas vezes na semana na comunidade. É uma operação de guerra que a gente faz diariamente”, disse Falcão.

Em relação ao Rio Acre, o coordenador disse que mesmo com a oscilação que tem apresentado nos últimos dias, não muda em nada o cenário de seca porque quando aumenta o nível é reflexo da chuva que acontece em municípios do interior do estado.

“A gente não está nas piores marcas pro período, em outros anos estávamos com cotas piores, porque especificamente falando de hoje, ano passado estávamos com 1,50 metro, por exemplo. Só que tem um detalhe, a parte crítica não muda nada. Ela continua muito ruim comparada a todos os anos”, pontuou.