Marcelo Lopes de Souza se formou em 2017 e tem projetos sociais de atendimento a jovens privados de liberdade e da periferia da capital acreana. Souza foi eleito em processo que teve 26 mil votos válidos registrados
Com mil votos, o candidato mais bem votado nas eleições para o Conselho Tutelar em Rio Branco é o neuropsicólogo Marcelo Lopes de Souza. Formado em Psicologia desde 2017, ele também tem formação em Teologia e Filosofia. Além disto, mantém projetos sociais para atendimento a jovens privados de liberdade no Instituto Socioeducativo do Acre (ISE-AC) e na periferia da capital acreana.
Natural de Senador Guiomard, no interior do Acre, Souza conquistou 12 votos a mais que o segundo colocado. Em um vídeo publicado nas redes sociais, ele comemorou o resultado e disse que não se envaidece por ter sido o mais votado.
“Eu fui eleito conselheiro tutelar, e, para minha surpresa, em primeiro lugar. Mas nada disso me envaidece nem me engrandece. Muito pelo contrário, me faz entender minha missão como futuro empossado conselheiro tutelar aqui em Rio Branco. Já estou visitando aquelas escolas onde eu fui ouvir as diretoras e o corpo técnico e os professores”, compartilhou com os seguidores.
O neuropsicólogo é filho de um taxista e de uma costureira, e afirma que se preparava há dois anos para disputar o cargo de conselheiro tutelar. Morador do bairro Belo Jardim, ele diz que o objetivo é dar mais visibilidade ao Segundo Distrito de Rio Branco.
“Meu compromisso é com o que a lei diz, com o que está no ECA, para que o zelo e o cuidado com as crianças e adolescentes sejam tanto no investimento público, em todas as áreas. Meu amor e dedicação será meu lema de atuação”, disse ele ao g1.
Votação
As eleições para escolher novos conselheiros tutelares ocorreram nesse domingo (1º). Em Rio Branco (AC), foram eleitos 20 titulares para o cargo. Veja a lista dos novos conselheiros no final da matéria.
Pelo menos 92 candidatos concorreram às 20 vagas distribuídas nos quatro conselhos tutelares da capital. Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Iana Sarquis, a logística trabalhada este ano foi baseada no pleito de 2019. Contudo, houve uma procura muito maior em comparação à eleição anterior, que teve cerca de 17,8 mil votos.
“Tivemos alguns problemas de percalços, como pessoas que não estavam com seu título regularizado, não votou nas últimas eleições ou transferiu o título, o que atrasou e criou grandes filas. Mas a gente fica feliz porque a sociedade está dando importância a essa eleição, mesmo não sendo obrigatória”, comentou.
A eleição do Conselho Tutelar é facultativa e ocorre nacionalmente a cada quatro anos, sempre no primeiro domingo de outubro. Neste ano, a votação foi realizada por meio de urna eletrônica pela primeira vez.
O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.
Resultados
Em Rio Branco, 26.033 votos válidos foram registrados neste domingo. Além disto, houve seis votos brancos e 78 nulos. Neste pleito, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) disponibilizou 66 urnas, que foram distribuídas em 14 escolas da capital.
Confira os nomes dos 20 eleitos e a quantidade de votos:
- Marcelo Lopes: 1000 votos
- André Almeida: 988 votos
- Fábia Cristina: 928 votos
- Paulinho do CRAS: 924 votos
- Fábio Mello: 757 votos
- Terezinha Santana: 732 votos
- Dalva Miranda: 694 votos
- Juliel Lima: 630 votos
- Jo Moura: 576 votos
- Celson Inácio: 552 votos
- Bruna Marinho: 551 votos
- Lídia Araújo: 547 votos
- Ari Oliveira: 546 votos
- Rafael do Vale: 522 votos
- Débora Matos: 503 votos
- Doraline Souto: 493 votos
- Anderson Wesley: 487 votos
- Prof. João Paulo: 482 votos
- Reginildo O Filho da Baixada: 478 votos
- Anilton Andrade: 464 votos