..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Com mais de um metro acima da cota de transbordo, Rio Acre atinge mais de 10 bairros em Rio Branco

Na medição das 9h desta segunda-feira (15), manancial marcou 15,07 metros, sendo que cota de transbordo é de 14 metros. Ao menos 14 famílias estão em abrigos feitos em escolas e quatro foram desalojadas e estão na casa de parentes

Com as chuvas que continuam a atingir todo estado, o Rio Acre está com mais de um metro acima da cota de transbordo e já atinge mais de 10 bairros em Rio Branco. Na medição das 9h desta segunda-feira (15), o manancial marcou 15,07 metros, sendo que a cota de transbordo é de 14 metros.

O volume de água do rio é 89 centímetros a mais que o registrado no mesmo horário nesse domingo (14), quando o rio atingia cinco bairros da capital. A situação preocupa e ao menos 14 famílias estão em abrigos feitos em escolas e quatro foram desalojadas e estão na casa de parentes.

Das 14 desabrigadas, oito famílias são as que foram removidas de suas casas ainda na primeira vez que o rio transbordou este ano, no dia 10 de fevereiro. As outras seis foram levadas para abrigos nas últimas horas e, segundo a Defesa Civil Municipal, esse número deve aumentar, já que são muitos os chamados.

O abrigo montado no Parque de Exposições ainda não recebeu nenhuma família. De acordo com o coordenador da Defesa Civil municipal, major Claudio Falcão, por enquanto, as pessoas desabrigadas estão sendo levadas para escolas próximas aos locais de residência. Entre as escolas com pessoas abrigadas estão a Escola Áurea Pires Montes De Souza, Alvaro Vieira da Rocha e Georgete Eluan Kalume.

“Estamos com equipes nos bairros já removendo famílias. Contabilizados, nós temos 10 famílias atendidas, sendo que seis estão desabrigadas e quatro desalojadas. Esse número pode mudar logo logo, porque estamos em pelo menos quatro bairros que fomos chamados. Chegando no local é que vamos saber se a família vai ficar desalojada ou desabrigada. Por enquanto estamos mandando para as escolas, quando esgotar a capacidade desses locais é que vamos trazer famílias para o Parque de Exposições. Temos sete escolas preparadas para receber famílias, sendo uma delas exclusiva para pessoas com Covid-19, mas ainda não temos ninguém lá.”

rio acre 2 webRio Acre marcou mais de 15 metros nesta segunda-feira (15) em Rio Branco — Foto: Clodovildo Nascimento/Rede Amazônica

Chuvas

Em todos os dias de fevereiro foram registradas chuvas e a previsão é de mais dias chuvosos para todo o mês. Até esta segunda (15), segundo a Defesa Civil, já foram acumulados 302,6 milímetros de chuvas.

Essa quantidade representa 4% a mais do esperado para todo o mês de fevereiro, que é de 292 milímetros. Nas últimas 24 horas, foram registrados 14,2 milímetros de precipitações na capital acreana.

Enxurrada desmorona casas

Com a rápida subida das águas devido às chuvas, várias casas, lojas, comércios e outros estabelecimentos foram atingidos, no sábado (6), pelo transbordamento de seis igarapés, em Rio Branco. A Defesa Civil Municipal calcula que 40 bairros foram atingidos e chegou a decretar situação de emergência.

Nesta segunda (15), os igarapés não estão mais atingindo casas, segundo o coordenador da Defesa Civil, mas o órgão segue monitorando a situação dos locais que foram tomados pelas águas, por conta dos riscos de as edificações sofrerem com desmoronamento.

Três famílias tiveram que ser levadas para abrigo da prefeitura, após perderem as casas, devido aos efeitos da enxurrada que fez o igarapé São Francisco transbordar.

“Os igarapés estão com dentro da calha e agora estamos monitorando toda questão do risco geológico. Inclusive removemos três famílias, por conta dessa situação, e levamos elas para escolas.”