Ônibus de algumas linhas tiveram que mudar rotas para evitar suspensão do transporte coletivo nos bairros atingidos. RBTrans diz que está com equipes nas ruas orientando motoristas e organizando fluxo dos ônibus e demais veículos
Rio Branco amanheceu debaixo d’água neste sábado (6). A chuva, que atingiu a capital acreana desde a noite de sexta (5) deixou ruas alagadas e o trânsito ficou lento em vários pontos da cidade.
Para evitar que o transporte coletivo fique parado por conta dos muitos pontos de alagamento na cidade, equipe das Superintendência Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTrans) estão nas ruas organizando o desvio de rotas dos ônibus. Segundo o órgão, nenhuma linha ficou parada, apesar dos transtornos.
“Estamos com equipes nas ruas desde a madrugada fazendo desvio dos ônibus para passar pelas ruas que não estão alagadas. Ainda não temos a quantidade de locais que estão com esses pontos de alagamento, mas estamos com várias equipes dando esse apoio logístico e orientando os moradores e fazendo o que pode ser feito para amenizar a situação. Vários bairros ficaram com a situação bem complicada, mas não deixamos de operar”, afirmou o diretor de transportes da RBTrans, Clendes Vilas Boas.
Mais de 30 bairros atingidos
Ao menos quatro igarapés da capital transbordaram na madrugada deste sábado e atingiram casas, lojas, comércios e outros estabelecimentos. A Defesa Civil Municipal calcula que mais de 30 bairros estão atingidos pela enxurrada.
Nas últimas 48 horas choveu mais de 100 milímetros na capital acreana. O esperado para todo o mês de fevereiro é de um acumulado de 292 milímetros. E, segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, major Cláudio Falcão, a previsão é de mais chuvas para as próximas horas.
Pelas equipes da Defesa Civil foram atendidas mais de 370 famílias atingidas. Dessas, 31 precisaram ser removidas de suas casas e sete delas foram levadas para abrigos nas escolas Álvaro Rocha e Adib Jatene. As demais famílias foram para casas de parentes.
Entre os igarapés que transbordaram estão o São Francisco, Dias Martins, Batista e o Igarapé Almoço. Centenas de moradores nem dormiram tentando salvar seus pertences das águas e muitos relatam ter perdido tudo.
Alerta do Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial de acumulado de chuva para, pelo menos, cinco cidades do Acre. O aviso começou a valer às 8h54 deste sábado (6) e vale até domingo (7), às 9h.
As regiões afetadas devem ser Vale Do Acre, que engloba Sena Madureira, Rio Branco e Brasileia e Vale Do Juruá, com Tarauacá e Cruzeiro do Sul. A previsão é de chuva entre 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, alerta o Inmet.