Em parceria com empresas que estão trabalhando com deliverys, músicos anunciam produtos durante apresentação nas redes sociais
Com a suspensão de atividades em bares, restaurantes e shows por conta da pandemia de covid-19, os músicos estão sem poder fazer apresentações e precisaram pensar em uma alternativa para garantir a renda.
Então, decidiram usar as redes sociais para fazer apresentações ao vivo, sem que eles e os internautas tenham que sair de casa.
A renda vem a partir de negociações com empresas que estão trabalhando somente com deliverys. Durante as lives no Instagram, os músicos anunciam os produtos das empresas e, com isso, recebem o cachê.
O músico Dito Bruzugu iniciou o projeto junto com um food park, nesta quinta-feira (26), e conta que a ideia é que os profissionais que vivem somente da música possam ter alguma renda no período de quarentena.
“Tem uma galera que já está fazendo. Isso é muito bom, porque vai fazer girar a economia dessa galera que está parada, sem grana, que vive exclusivamente da música e não tem onde tocar. A gente já estava fazendo lives mas sem ganhar nada e pensamos em monetizar essas lives. A nossa ideia é bombar o delivery deles e ajudar os músicos”, contou Bruzugu.
Cantora há mais de 10 anos, Luzienne Lucena contou que vive só da música e que os dias de quarentena estão sendo complicados. Ela faz parte do grupo de músicos que começou a se apresentar por meio de lives para tentar levantar um cachê.
“Gostei muito dessa ideia, também várias pessoas estavam me cobrando por apresentação e acabou que entrei nessa. Esse momento está sendo bastante complicado, vivo só da música, é minha atividade principal no momento e espero que tudo volte logo ao normal. Sempre costumo fazer lives nos meus shows, mas dessa vez foi bastante participativo, todo mundo em casa, mandavam fotos, comentavam, foi bem bacana mesmo”, contou Luzienne.
O empresário Alexandre Lisboa foi um dos empresários que aderiram a proposta e disse que, em tempos de crise, o comércio precisa se reinventar. Segundo ele, como os estabelecimentos estão tendo que trabalhar somente com delivery é bom ter um diferencial para atrair clientes e a ideia veio a calhar.
“Como está todo mundo de quarentena, muita gente tem usado Instagram para fazer lives e aí chegou essa ideia pra gente e achei bem interessante. Tenho percebido que essas lives têm tido bastante audiência e, como a gente está nessa época de crise, as lojas fechadas, tendo que trabalhar exclusivamente com delivery, a gente precisa se reinventar, buscar uma solução”, disse o empresário.
Shows online
O canal Gift Talentos, que permite o cadastro de currículo com um vídeo explicando qual o talento do usuário e em que área busca trabalho, também está com o projeto para beneficiar os músicos. Segundo o idealizador do canal, Hycaro Mattos
“Realmente está sendo um momento difícil para os artistas, principalmente aqueles que vivem só da música. Eles estão sem poder trabalhar, e, consequentemente, sem ganhar dinheiro. Pensando nisso, a Gift lançou uma campanha, onde são feitos shows de curta duração pelo Instagram, ao vivo, uma live compartilhada pela conta da Gift e do artista que se inscreve para participar”, explicou Mattos.
Para garantir o cachê, além de parte do recurso estar sendo custeado pelo próprio canal, eles estão usando a mesma estratégia, anunciar estabelecimentos durante as lives.
“Então, a Gift está tirando do bolso para remunerar esses músicos de acordo com a audiência que eles têm nas lives que a gente promove. Além disso, estamos contando com alguns parceiros. Então, esses apoiadores entraram com uma cota de patrocínio e têm uma propaganda durante os shows. Toda essa renda é revertida para a classe artística”, disse.