Choveu 40,8 milímetros, e somado aos dias anteriores, superou o esperado para todo o mês de agosto, que de é 46,2mm
A forte chuva que atingiu Rio Branco na tarde dessa segunda-feira (8), fez superar todo o previsto para o mês de agosto que é de 46,2 milímetros no acumulado e fez o nível do Rio Acre ter uma elevação de 15 centímetros em 24 horas.
O rio Acre subiu de 1,76 metro na segunda para 1,91 nesta terça (9), conforme dados da Defesa Civil municipal. Já a quantidade de chuva que caiu na capital acreana foi de 40,8 milímetros, que, somado ao que já tinha sido registrado nos últimos dias (5,8mm), chegou a 46,6 mm.
“A partir do momento que aconteceu essa chuva, que veio forte, teve alagamento, mas não teve ocorrências graves, então ele [o rio] teve essa elevação e a expectativa nossa é que aumente um pouco mais nas próximas 24 horas e talvez chegue a 2 metros. Porém, é a questão da enxurrada mesmo, choveu forte aumenta e depois decresce”, disse o coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel, Cláudio Falcão.
Apesar dessa chuva, as mudanças são poucas e passageiras, segundo informou. Entre as vantagens está a melhora da qualidade do ar e redução de focos de queimadas no local, por um período de 48 a 72 horas.
“Nos primeiros oito dias, toda a chuva para o mês já aconteceu. Normalmente, em agosto chove o que é esperado. Mas, essa chuva não encharca o solo e no fim não muda muita coisa. E mesmo que tenha sido essa chuva de 40mm, não choveu em todos os pontos da cidade, teve bairro que não choveu. Então, a chuva é muito bem-vinda, mas ainda não resolve o problema da seca”, acrescenta.