Kaemizê levou o álbum do ano no Prêmio 5lemento Hip Hop 2023, evento que ocorre anualmente em São Paulo (SP), e premia artistas de todo Brasil por meio de voto popular.
O rapper e produtor do Acre Carlos Silva de Oliveira, de 25 anos, mais conhecido como Kaemizê, levou o prêmio de álbum do ano no Prêmio 5lemento Hip Hop 2023, evento que ocorre anualmente em São Paulo (SP), e premia artistas de todo Brasil por meio de voto popular.
Ele foi indicado às categorias DJ/Beatmaker e Álbum do Ano. Com 50% dos votos, o álbum ‘Em Tempos de Guerra’ levou o prêmio maior do festival. A obra foi gravada em junho deste ano, mas o processo de criação começou em 2020 com ajuda do amigo Walace Pereira, conhecido como Wasa Crua, que mora em Belém (PA).
“O álbum fala sobre uma realidade vivida por mim, onde tentei retratar sobre vários assuntos. A palavra ‘guerra’ fala sobre guerras sociais, guerras internas, guerras mundiais, guerras de facção, guerra espiritual e entre tantas outras guerras que acontecem todos os dias, seja num lar, numa rua, num bairro, estado, país. Esse álbum é muito importante pra minha carreira não só pelo processo, mas pelo resultado final. É uma arte que ficará pra sempre”, destaca.
Kaemizê é natural de Cruzeiro do Sul e tem uma carreira de mais de 10 anos. Ele descobriu a paixão pelo Hip Hop ainda na adolescência, por volta dos 13 anos, quando começou a ouvir as músicas. Um professor de artes viu Kaemizê cantando e o aconselhou a tocar algum instrumento musical.
“Comecei ouvindo Gabriel O Pensador, descobri que poderia fazer aquilo e resolvi continuar. Esse festival acontece desde 2019 e é a primeira vez que participo. Tenho outros trabalhos gravados e uma página no YouTube. Tinham outros artistas de outros estados, inclusive de São Paulo onde o eixo é maior e fiquei surpreso por ter ganhado”, recordou.
A entrega do prêmio ocorreu no último dia 8, porém, Kaemizê não pôde comparecer e vai receber o troféu pelos Correios. Outros três artistas do Acre participaram da competição, sendo dois competindo na categoria breaking e outro no grafite.
“Não tem premiação em dinheiro, apenas em troféu que indica os cinco elementos do Hip hop. O único ganhador do Acre foi eu. Já ganhei um concurso de rap nacional, que foi organizado por um artista bem famoso na cena e fui o ganhador”, celebrou.