Nível do Rio Acre saiu de 2,15 metros no sábado (20) para 4,25 metros nesta segunda (22). Acumulado de chuva entre sexta (19) e sábado foi de 60 milímetros
O nível do Rio Acre na capital acreana subiu mais de 2 metros nas últimas 72 horas. Conforme a Defesa Civil Municipal, isso se deve ao acumulado de chuva de 60 milímetros entre sexta-feira (19) e o sábado (20). O manancial saiu de 2,15 metros na sexta para 4,25 metros nesta segunda (22).
A Defesa Civil de Rio Branco destacou que a marca do nível é razoável para a época do ano. A média, segundo o órgão, está abaixo apenas da medição registrada em 2019 (10,46 metros) e 2018 (5,08 metros). Ano passado, o Rio Acre na capital estava com 1,75 metro.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, major Cláudio Falcão, explicou que a subida repentina das águas acendeu o alerta e o órgão está monitorando o manancial.
“A chuva da madrugada de sábado [20] chegou a 40 milímetros, sendo que o acumulado das últimas horas foi de 60 milímetros. No momento que começa a encharcar o solo, que começou agora em outubro e novembro, cada vez que chover vai ter um efeito maior por conta do encharcamento do solo, diferente se chovesse essa quantidade em agosto. Qualquer chuva que vai acontecer agora vai escoar para dentro dos igarapés e rios e teremos enxurradas e inundações graduais”, disse.
Ainda segundo Falcão, a previsão é de que o início de 2022 seja marcado por uma inundação semelhante ou pior do que a enfrentada no início deste ano. Em fevereiro, mais de 130 mil pessoas foram afetadas pela enchentes dos rios em 10 cidades do estado.
“No ano passado nessa data estávamos abaixo de 2 metros e logo no início do ano tivemos aquela inundação que o rio chegou a 15,80 metros. Isso significa, na prática, que, infelizmente, vamos ter uma inundação igual ou maior do que a que tivemos em 2021”, relembrou.
O coordenador explicou ainda que são esperados para o mês de novembro 217 milímetros de chuva. Até esta segunda já choveu 170 milímetros em Rio Branco. Ele acredita que a marca deve ser alcançada até o final do mês. “Em outubro, o esperado é 150.9 mm e tivemos 190 mm, então, choveu mais do que o esperado”, concluiu.