Umidade relativa do ar continua a subir e varia de 55% a 95%. Confira a previsão completa para todo o estado
A chegada de uma massa de ar frio a Região Sul do Brasil mantém o tempo instável em todo o Acre nesta quinta-feira (8), de acordo com o Centro Gestor do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).
A previsão é que o céu varie de parcialmente nublado a nublado na região leste do estado e de claro a parcialmente nublado no oeste. As temperaturas devem oscilar entre mínima de 22ºC e máxima de 34ºC. (Confira as médias de temperatura no final do texto)
Há ainda previsão de pancadas de chuva com trovoadas em grandes áreas de todo o estado. Com isso, a umidade relativa do ar que chegou a 25% na semana anterior deve continuar subindo e oscilar entre 55% até 95%.
Seca extrema
A falta de chuvas e a situação de extrema seca dos rios no Acre levaram o governo do Acre a declarar, no dia 30 de julho, situação de emergência em todo o estado. A seca já afeta o fornecimento de água e compromete diversas atividades econômicas e sociais.
O decreto leva em consideração o impacto severo da seca, que se intensificou no primeiro semestre deste ano e a iminente possibilidade de desabastecimento do sistema de água.
A falta de água também impacta diretamente municípios e aldeias indígenas, com risco de isolamento, devido à falta de navegabilidade dos rios.
Confira a previsão completa:
Alto Acre
Em Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri as temperaturas oscilam entre a mínima de 22°C e a máxima de 34ºC.
Baixo Acre
Mínima de 23°C e máxima de 33ºC são as temperaturas registradas em Acrelândia, Bujari, Capixaba, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard e Rio Branco.
Vale do Juruá
Já em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves os termômetros ficam entre 22ºC e 32ºC.
Vale do Purus
Em Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus e Sena Madureira faz entre 23ºC e 32ºC.
Vale do Tarauacá/Envira
Por fim, em Feijó, Tarauacá e Jordão as temperaturas variam entre 22ºC e 32ºC.