O CETUR da Fecomércio-AC, em parceria com o SEBRAE, une esforços a outras entidades privadas e públicas para fortalecer o setor e impulsionar o desenvolvimento econômico do estado
O Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (CETUR) da Fecomércio-AC realizou durante toda a quarta-feira, 16, no SEBRAE AC, a sua primeira reunião extraordinária. O assunto debatido durante a reunião foi a execução do Planejamento Operacional do Turismo para o triênio de 2025 a 2027.
De acordo com o secretário executivo do CETUR da Fecomércio-AC, João Bosco Nunes, a oportunidade foi de suma importância, pois contou com a presença dos Conselheiros Efetivos e Consultivos da entidade, do diretor técnico do SEBRAE AC, Kléber Campos, da diretora Municipal de Turismo de Rio Branco, Fabíula Moreira, do representante do Consulado do Peru, Guilherme Barranzuela, do Secretário Estadual de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, além das demais autoridades presentes. ” Com todas essas instituições e com todos os nossos conselheiros representando várias entidades privadas e públicas, vamos efetivamente entrar na execução, já que estudamos e elaboramos vários planejamentos, e hoje sairemos daqui com quatro grupos temáticos definidos, que vão desde Produto, Mercado, Infraestrutura e Gestão/Monitoramento”, disse Nunes.
João Bosco Nunes explica que ainda “Teremos três comissões, onde dessa oficina de hoje, vamos tentar até o final de novembro, passar por uma segunda reunião, onde faremos a entrega dos Termos de Cooperação, para que todas as entidades fiquem ligadas a todo o processo de preparação, para que, a partir de 2025, possamos realizar a execução de tudo que foi amplamente discutido” afirmou.
Presente na reunião, o Superintendente da Fecomércio Acre, Luiz Pontes, ressalta a importância da união entre as entidades púbicas e privadas, que através desse planejamento unificado, fortalecem o setor do turismo no estado. “É uma honra representar a Fecomércio-AC nesta primeira reunião extraordinária do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (CETUR). Hoje, ao lado de parceiros tão importantes como o Governo do Estado, a Prefeitura, o consulado do Peru, o Sebrae e demais presentes, reforçamos o compromisso de construir um turismo mais forte e integrado no Acre. O setor do turismo tem se mostrado um dos pilares para o desenvolvimento econômico do estado, e essa união entre as instituições públicas e privadas é essencial para o sucesso dos projetos que visam potencializar não apenas o setor de turismo, mas também o comércio, gerando assim oportunidades e empregos para nossa população”, disse Luiz Pontes.
Para o Gestor de Turismo e Artesanato do Sebrae, Aldemar Maciel, a reunião representa a união de esforço de várias instituições que querem trabalhar juntas o turismo. “O turismo é um segmento importante para a economia do Estado e que envolve a atuação de diversas instituições e, para que isso possa acontecer, o ideal é que trabalhem juntas e aqui estamos pensando em uma ação de longo prazo. É uma atividade importante que inclui muitas oportunidades, desde o sistema de transporte, de receptivo, hotel, restaurante, bar, entre outros”, disse.
A diretora da Secretaria Municipal de Turismo, Fabíula Moreira, reforça a importância da parceria entre Cetur, Estado e Município para fortalecer o turismo. ” O turismo é transversal e é muito difícil você ter dados, e essa parceria junto à Cetur é de suma importância, pois ela nos traz os dados, e o empresário não vai investir no turismo se ele não tiver dados, então a plataforma do Painel de Inteligência do Turismo traz toda a dimensão das áreas em que estamos trabalhando e têm dado certo, assim como em áreas em que podemos melhorar, para alavancar ainda mais o nosso turismo, disse.
Representando o consulado do Peru, Guilhermo Barranzuela afirma que a execução do plano operacional fortalece não apenas o turismo, mas também o comércio tanto para o Peru quanto para o Brasil.” Nós, do consulado do Peru, agradecemos pelo convite para participar desse momento, objetivando unir forças com o Brasil, através do Estado do Acre, para fortalecer ainda mais o turismo entre os países. Esta interlocução ajuda e facilita muito o comércio tanto para o Peru quanto para o Brasil. Este é um momento muito importante para ambos os países e para toda a América Latina, através da consolidação da Rota Turística Internacional Pantanal – Amazônia – Andes – Pacífico,” afirmou Guilhermo Barranzuela.
Segundo o secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, foi importante a realização da reunião para que o trabalho continue trazendo resultados positivos no setor de turismo.” É muito importante fazermos uma reunião como essa, para que possamos continuar o trabalho que não apenas a secretária de turismo e empreendedorismo do estado vem fazendo, mas como toda a cadeia, e essa união é muito importante não somente dos órgãos municipais e estaduais, mas também com a Fecomércio, o Sebrae, porque o turismo é um leque gigantesco que necessita de todos para que possa continuar crescendo e promovendo empregos”. O secretário reforçou que, ”o nosso turismo está em alta, nosso estado vem sendo procurado cada vez mais, e temos que estar preparados para poder receber esse número crescente de turismo no nosso estado” completou.
Ainda na reunião, o secretário executivo do CETUR da Fecomércio-AC, João Bosco Nunes, falou sobre as expectativas do setor do turismo para os próximos anos, principalmente após o período pandêmico. “Digo que já é uma realidade. No Brasil e no mundo, já superamos, em vários segmentos do turismo, os números pré-pandêmicos, principalmente na hotelaria, aviação e nos eventos. Tudo está voltando com números bem mais elevados; então, o nosso desafio agora é traçar políticas públicas interessantes para atrair ainda mais turistas, quer sejam domésticos e internacionais”, disse.
Nunes também falou do Aqui Tem Turismo, movimento da Fecomércio-AC que busca fazer com que o acreano conheça mais o próprio Estado. “O Aqui Tem Turismo começou como uma campanha publicitária, virou um projeto e agora é um movimento. E estamos aqui fazendo o nosso melhor para receber o turista que chega ao Acre; nosso estado nunca foi tão procurado como agora”, afirmou, relembrando que o acreano necessita de mais oferta qualificada de produtos e serviços turísticos locais. “É nossa grande missão: fazer com que os dois polos turísticos, do Vale do Acre e do Vale do Juruá, se cruzem e se conheçam e, não apenas isso, o Acre continue sendo o Portal da Panamazônia, recebendo os irmãos transfronteiriços da Bolívia e Peru”, finalizou.