..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Centro de Apoio ao Surdo promove capacitação para professores tradutores de Rio Branco

Centro de Apoio ao Surdo promove capacitação para professores tradutores de Rio Branco

O Centro de Apoio ao Surdo do Acre (CAS) promoveu na última sexta, 30, a primeira formação continuada pedagógica de 2023 para os professores tradutores-intérpretes em Língua Brasileira de Sinais (Libras) que atuam nas escolas da rede estadual em Rio Branco.

O CAS é uma instituição pública que integra a Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE). Além das formações para os profissionais da rede estadual, a entidade promove oficinas e cursos de Libras.

surdos 002Formação contemplou professores tradutores-intérpretes de Rio Branco. Foto: Dayana Soares/SEE

A coordenadora do CAS, Lindomar Araújo, explica que a formação visa aprimorar e atualizar os conhecimentos e habilidades dos profissionais. Ao todo, 62 educadores participaram da ação. Nos próximos dias, os professores do interior também serão contemplados com a capacitação online. “É um serviço de manutenção de informações que contempla todos os professores tradutores da rede estadual”, informa.

surdos 003Luciane dos Santos é professora e tradutora-intérprete, Luciane dos Santos. Foto: Dayana Soares/SEE

Para a professora e tradutora-intérprete Luciane dos Santos, que atua na Escola João Paulo I, na capital, e acompanha um aluno surdo com múltiplas deficiências, a formação é essencial para aperfeiçoamento, troca de experiências, aprendizado de novas metodologias e estratégias. “É uma oportunidade de levar todo esse conhecimento para a sala de aula”, pontua.