..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Casos de dengue aumentam mais de 100% no Acre, aponta Ministério da Saúde

O Acre registrou 5.252 casos de dengue até 24 de agosto deste ano, número que representa um aumento de 114,6%

em relação ao verificado no mesmo período do ano passado, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

O total de mortes confirmadas devido à infecção neste ano chegou a duas, sendo que em 2018 não houve casos confirmados de morte por dengue.

Entre os estados da região norte, o Acre aparece como o segundo pior em relação aos casos de dengue, ficando atrás somente do Tocantins que registrou 14.569 casos da doença.

O técnico da área de Doenças Transmitidas pelo Aedes aegypti da Sesacre, Gabriel Mesquita, informou que as ações de combate ao mosquito são feitas durante todo o ano. Segundo ele, o papel do estado é monitorar, avaliar e assessorar as ações desenvolvidas pelos municípios.

“Atualmente, os municípios estão trabalhando no levantamento de infestação, para ver como está a densidade vetorial do mosquito para planejar as ações para o período chuvoso. Vale destacar que o controle da dengue deve ser feito durante o ano todo. O estado vem acompanhando os municípios sempre e fazendo capacitações e atualizações quanto ao manejo clínico dos pacientes com dengue, zika e chikungunya”, disse.

Casos de zika

O Ministério da Saúde afirma ainda que houve aumento de 228,6% nos casos de zika neste ano no estado do Acre, que teve até agora 69 casos, enquanto em 2018 foram 21. A taxa de incidência é de 7,9 casos por 100 mil habitantes. Entre os estados com mais casos, destacam-se Tocantins, Rio Grande do Norte, Alagoas e Espírito Santo.

Casos de chikungunya

Ainda segundo os dados, houve uma queda de 43,8% nos casos de chikungunya no Acre. Foram 63 casos, contra 112 no mesmo período do ano passado, o que representa uma taxa de incidência de 7,2 casos por 100 mil habitantes.

Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte são os estados com mais casos. Foram confirmadas 57 mortes, sendo 47 no Rio de Janeiro, 5 na Bahia, 1 no Maranhão, 1 na Paraíba, 1 em Minas Gerais, 1 no Distrito Federal e 1 no Espírito Santo.

Aumento em todo país

O levantamento do Ministério da Saúde mostrou que o Brasil registrou 1.439.471 casos de dengue até 24 de agosto deste ano. O número que representa um aumento de sete vezes em relação ao verificado no mesmo período do ano passado. Em índices percentuais, a variação foi de 599,5%.

O total de mortes confirmadas devido à infecção neste ano chegou a 591. Em 2018, o número foi pouco mais de 1/3 disto, com 160 casos confirmados de morte por dengue.

Portal G1/AC