Pesquisa de estoques no segundo semestre do ano passado, feita pelo IBGE, revela que a maioria dos estabelecimentos é gerido pelo governo. Ainda segundo a pesquisa, média nacional cresceu 30%
A Pesquisa de Estoques, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) baseada em dados do segundo semestre de 2022, apontou que a capacidade de armazenamento de grãos no Acre chegou a 81 mil toneladas. De acordo com o levantamento, são 20 estabelecimentos no estado aptos para armazenar a safra.
O número alcançado nos últimos seis meses do ano passado representa um aumento de mais de 20% em relação ao primeiro semestre, quando o estado registrou capacidade de 67 mil toneladas. A quantidade de estabelecimentos com capacidade de armazenamento também aumentou no período, de 17 para 20.
Desses estabelecimentos, a maioria abrange silos, com 14, seguido por armazéns convencionais, estruturais e infláveis, com 6.
Ainda segundo a pesquisa, a maior parte desses estabelecimentos é gerido pelo governo, com 12, seguido pela iniciativa privada, com 8. A cidade com a maior concentração é a capital, Rio Branco, com 17 estabelecimentos.
O IBGE também apontou que a média nacional teve aumento de 30%. Para fins de comparação, o estado do Amazonas aparece com 8 estabelecimentos, porém, com capacidade de 347 mil toneladas.