..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Calçada cede, forma cratera, e Igarapé Preto é tomado pela lama no interior do Acre

Calçada cede, forma cratera, e Igarapé Preto é tomado pela lama no interior do Acre

Secretário de Obras, Josinaldo Batista, avalia situação do calçadão que cedeu e deve divulgar uma plano para recuperação

Uma chuva com grandes proporções transformou o Igarapé Preto em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, um dos cartões postais do estado, em um verdadeiro rio de lama nessa terça (15).

A prefeitura de Cruzeiro do Sul fez uma obra com muro de contenção, calçada e ciclovia, na primeira etapa da revitalização do balneário em um investimento de quase R$ 10 milhões, e foi justamente uma parte dessa construção que acabou cedendo.

O secretário de Obras, Josinaldo Batista, fez uma vistoria no local acompanhado dos secretários de Planejamento e Meio Ambiente no início da manhã desta quarta (16) e fará uma avaliação para apresentar uma solução do problema.

igarape preto 002 webCalçadão cedeu ainda mais com mais de três horas de chuvas em Cruzeiro do Sul — Foto: Bruno Vinicius/Rede Amazônica

Morador denuncia

Segundo Carlos Afonso, morador e comerciante no local, a cratera estava aberta há mais de dois meses e a chuva na terça abriu ainda mais o buraco.

“Tivemos mais de três horas de chuvas. Toda vez que chove desce muita água da parte de cima com muito barro e vai para dentro do igarapé. Já aconteceu do balneário está lotado e quando começa a chover todos saem da água por causa da situação”, disse o morador.

O Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC) instaurou uma notícia de fato solicitando informações sobre as medidas adotadas pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC), em relação à situação do Igarapé Preto.

“Por conta do que foi noticiado, o MP abriu procedimento para apurar o fato que está levando muito barro para o Igarapé Preto, essa situação está sendo noticiada pela população, tanto os órgãos, quanto do Imac foram acionados e nós iremos aguardar essas informações oficiais, houve inclusive um desmoronamento de uma calçada, fato esse, que, segundo informações, é de responsabilidade da prefeitura e também iremos solicitar informações e estamos atentos e aguardar as informações oficiais”, disse o promotor Iverson Bueno, titular da Promotoria Especializada de Defesa do Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica do Juruá.

Imac foi ao local

Em nota, o Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac) informou que uma equipe esteve nesta quarta no local avaliando os danos causados pelo rompimento de parte do calçamento da AC-405, ocasionado pelas fortes chuvas ocorridas nos últimos dias na região do Juruá.

“O levantamento preliminar constatou uma infiltração no calçamento, que levou parte do aterro para dentro do igarapé, mudando momentaneamente a coloração da água. Ressalte-se que nesta quarta-feira, 16, as águas do igarapé voltaram à coloração normal. Trata-se, portanto, de problema momentâneo e em fase de avaliação pelas nossas equipes técnicas que atuam na região”, diz a nota assinada pelo presidente do Imac, Nelson Sales.

Informou ainda que, se comprovada alguma irregularidade, o Imac notificará os responsáveis pela obra e tomará as providências determinadas pela legislação vigente para reparação do dano.

Alerta Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo de chuvas intensas em todo o Acre que válido entre a manhã desta terça-feira (15) e manhã de quarta-feira (16).

Segundo o aviso, a previsão era de chuva entre 50 e 100 milímetros ao longo do dia, além de ventos intensos, que podem chegar a 100 quilômetros por hora. Há ainda risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

igarape preto 003 webCarlos Afonso disse que o problema no calçadão existe há mais de dois meses — Foto: Bruno Vinicius/Rede Amazônica