Só neste sábado (6), foram 199 chamados resultantes de 107 reinterações e de 92 ocorrências de alagação. Previsão é de mais chuvas para o Acre
O Corpo de Bombeiros recebeu 425 chamados em Rio Branco relacionados ao transbordo dos igarapés durante forte chuva na madrugada deste sábado (6). Dados mostram que na sexta-feira (5) foram 254, sendo 165 reinterações e 89 ocorrências de pontos de alagação.
Já neste sábado (6), foram 199 chamados, sendo 107 reinterações e 92 ocorrências de alagação. Deste último montante, apenas 28 ainda estão abertas.
Os bairros atingidos foram Oscar Passos, Parque das Palmeiras, São Francisco, Conquista, Bairro da Paz, Vila Ivonete, Belo Jardim, Distrito Industrial, Santa Inês, Mocinha Magalhães e Tropical.
Nas últimas 48 horas choveu mais de 100 milímetros na capital acreana. O esperado para todo o mês de fevereiro é de um acumulado de 292 milímetros. Pelo menos quatro igarapés transbordaram e atingiram casas, lojas, comércios e outros estabelecimentos. A Defesa Civil Municipal calcula que mais de 30 bairros estão atingidos pela enxurrada até a manhã deste sábado (6).
Energia suspensa
Em Rio Branco, pelo menos quatro igarapés transbordaram invadindo casas, ruas e estabelecimentos. Um deles foi o igarapé São Francisco. E, por conta disso, a Energisa Acre suspendeu a energia elétrica em 12 bairros da capital. São eles:
- Parque das Palmeiras;
- Bairro da Paz;
- Mocinha Magalhães;
- Conquista;
- Distrito Industrial;
- Casa Nova;
- Oscar Passos;
- Conjunto Solar;
- Raimundo Melo;
- São Francisco;
- Conjunto Procon;
- Boa Esperança.
Segundo a distribuidora, a medida é para garantir a segurança dos consumidores e também dos órgãos que estão nos pontos afetados.
Além disso, é recomendado ficar longe de árvores ou estruturas altas com torres de telefone ou de energia elétrica e jamais se aproxime de fio partidos ou caídos, nem toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica.
Em caso de qualquer situação de risco, os clientes devem entrar em contato com Energisa por meio do telefone 0800-647-7196 (funciona 24h) ou pela Gisa através do Whatsapp (68) 99233-0341, que funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h.
Alerta de perigo
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial de acumulado de chuva para, pelo menos, cinco cidades do Acre. O aviso começou a valer às 8h54 deste sábado (6) e vale até domingo (7), às 9h.
As regiões afetadas devem ser Vale Do Acre, que engloba Sena Madureira, Rio Branco e Brasileia e Vale Do Juruá, com Tarauacá e Cruzeiro do Sul. A previsão é de chuva entre 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, alerta o Inmet.
As orientações são:
- Evitar enfrentar o mau tempo;
- Observar alteração nas encostas;
- Evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada
Enxurrada na capital
Pelas equipes da Defesa Civil foram atendidas mais de 370 famílias atingidas. Dessas, 31 precisaram ser removidas de suas casas e sete delas foram levadas para abrigos nas escolas Álvaro Rocha e Adib Jatene. As demais famílias foram para casas de parentes.
A previsão é de mais chuvas para as próximas horas. Entre os igarapés que transbordaram estão o São Francisco, Dias Martins, Batista e o Igarapé Almoço. Com as chuvas, o nível do Rio Acre, em Rio Branco também subiu nos últimos dias. Na última quinta-feira (4), o manancial marcava 9,87 metros e neste sábado (6), amanheceu com 11,67 metros.