Equipe recebeu o chamado pelo 192 para interceptar um carro que levavam uma mulher, de 18 anos, em trabalho de parto. Após percorrerem 14 km, os socorristas encontraram o veículo e colocaram a mulher dentro da ambulância. Caso ocorreu na última quinta-feira (16)
Um menino nasceu dentro da ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) após a mãe entrar em trabalho de parto a caminho do hospital de Sena Madureira, interior do Acre. A equipe de resgate percorreu 14 quilômetros até o Ramal Cassirian, na zona rural do município, BR-364, para encontrar a mãe.
A equipe recebeu o chamado pelo 192 para interceptar um carro que levavam uma mulher, de 18 anos, em trabalho de parto. Na altura do km 11 do ramal, a equipe do Samu encontrou o veículo e colocou a mulher dentro da ambulância. O caso ocorreu na última quinta-feira (16).
Na ambulância estava um motorista e o técnico de enfermagem Rivelino do Carmo. O socorrista contou que acomodou a mãe na ambulância e iniciaram o retorno para a zona urbana, contudo, após três quilômetros percorridos, a ambulância teve que parar às margens do ramal para o bebê nascer.
“Quando chegamos no quilômetro 4, ela disse que não aguentava mais e [o bebê] iria nascer. Posicionei ela na marca, e fiz o parto”, recordou.
Carmo disse também que o bebê estava com o cordão umbilical entrelaçado no pescoço. “Tirei rapidinho e ele nasceu. Cortamos o cordão, fiz os demais procedimentos e, graças a Deus, o bebê nasceu bem, chorou na hora. A mãe também ficou bem”, disse.
Socorrista do Samu há 20 anos, o profissional conta que fez vários partos ao longo da carreira. “Já fiz partos de risco, de gêmeos, nas casas, na estrada. Já fiz vários”, resumiu.