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Bares e restaurantes de Rio Branco adotam medidas preventivas ao novo coronavírus

Abrasel diz que maioria dos estabelecimentos seguem em funcionamento, porém, adotando orientações da OMS. Outros fecharam e estão apenas com entregas

Os estabelecimentos comerciais do ramo de alimentos de Rio Branco estão adotando medidas para prevenir o novo coronavírus. A informação foi confirmada ao G1 pelo presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-AC), Paulo Brum.

Alguns estabelecimentos não fecharam ao público, mas, estão seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Já outros resolveram restringir as vendas apenas para entrega em domicílio.

Entre as medidas adotadas pelos bares e restaurantes, segundo a Abrasel, estão a distância mínima de dois metros entre as mesas, abertura das portas e janelas dos locais, redução da quantidade de mesas e maiores cuidados com higienização.

“A higienização de utensílios sempre existiu dentro dos restaurantes, mas claro que hoje a gente dobra um pouco esse cuidado. Estamos dando treinamento para os funcionários na questão da higienização, os funcionários hoje estão com informações para passar para os clientes, muitos restaurantes distribuíram álcool em gel. Então, está todo mundo colaborando, cuidando e bastante preocupado”, disse Brum.

A empresária Denise Borges é uma das que resolveu manter o restaurante aberto ao público, porém, com as medidas adequadas. Segundo ela, desde a terça-feira (17), quando foram confirmados pela Secretaria de Saúde três casos de conoravírus, estão sendo oferecidas luvas de plástico para os clientes que entram no local e também álcool em gel.

restaurante 002 webRestaurante tem disponibilizado luvas e álcool em gel para clientes em Rio Branco — Foto: Arquivo pessoal

As confirmações dos casos ocorreram no mesmo dia em que o governador Gladson Cameli declarou, no Diário Oficial do Estado desta terça (17), situação de emergência devido à pandemia de Covid-19.

“Estou seguindo todas as regras da OMS. Então, como o meu é por quilo, é mais complicado. Os talheres, por exemplo, ficavam todos juntos e a pessoa pegava seu talher. Hoje, eles já não estão mais assim, eles passam pela máquina de lavagem, pelo álcool, e são ensacados por uma única pessoa que também higienizou as mãos e seguiu os protocolos. Estamos mantendo uma pessoa entregando os talheres aos clientes”, afirmou Denise.

Ela disse ainda que foi feita uma reunião com os funcionários para que sejam passadas orientações. Além disso, o restaurante vai funcionar com a metade da equipe e redução de 30% das mesas.

“Na entrada do restaurante, a pessoa vai ter que higienizar a mão, querendo ou não, vou deixar uma pessoa acompanhando isso também e vai ser disponibilizada a luva plástica. Por enquanto, a gente está seguindo com essas as orientações até uma ordem maior”, declarou.

Já o empresário Natan Dantas resolveu fechar o estabelecimento e manter apenas as entregas. Segundo ele, o restaurante aumentou as medidas de higienização e as empresas de delivery também estão reforçando com os colaboradores as medidas adequadas.

“Nossa empresa tem uma responsabilidade social, então, nós estamos nos precavendo para que isso não se transforme em uma catástrofe ainda pior. É uma situação que o Brasil e o mundo estão vivendo, não é uma epidemia, estamos tratando de uma pandemia. Então, é uma situação muito delicada e nossos ambientes de fluxo de pessoas, restaurantes, bares, podem, sim, ser um meio de transmissão”, disse o empresário.

O presidente da Abrasel destacou ainda que foram criadas cartilhas online direcionadas aos restaurantes com as orientações sobre os procedimentos adequados. “No Acre, estamos à disposição de qualquer restaurante que queira um apoio e orientação melhor, a gente está pronto para orientar”, concluiu.