..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Atriz Viola Davis publica vídeo de idoso sendo resgatado pelo telhado em enchente no Acre: ‘Bravo’

Atriz Viola Davis publica vídeo de idoso sendo resgatado pelo telhado em enchente no Acre: ‘Bravo’

Em tradução, atriz vencedora do Oscar elogia atitude de vizinho que o resgatou: ‘Herói descalço que arrancou o telhado da casa para salvá-lo’, diz

As cenas do resgate do idoso Ruy Uchôa de Sena em meio à enchente em Rio Branco na sexta-feira (24) chegou até a atriz e produtora norte-americana Viola Davis. A vencedora do Oscar publicou o vídeo, feito pelo internauta Maxtane Dias, neste sábado (25).

Rio Branco enfrenta uma de suas piores inundações. Mais de 32 mil pessoas foram afetadas pela inundação do Rio Acre e igarapés após fortes chuvas que atingiram a capital nos últimos dias. A Defesa Civil Municipal informou que são 500 pessoas desabrigadas e quase 2 mil pessoas desalojadas, ou seja, foram levadas para casas de parentes.

Seu Ruy foi um destes atingidos. Ele tem 81 anos, mora sozinho e foi resgatado por populares em um veículo aquático para trafegar na inundação, que cobriu a casa dele. Após ver a mão dele acenando para fora da janela e se agarrando na grade, os homens precisaram quebrar o telhado para que o resgate fosse possível.

Na legenda, a atriz elogia a coragem do homem que retira o idoso da casa e pede atenção à situação do Acre.

 

viola 002 webViola Davis publicou vídeo nas redes sociais e pediu ajuda ao Acre — Foto: Reprodução“Como a água subiu rapidamente a níveis devastadores nesta área do Acre (Brasil), esses homens entraram em ação para salvar o vizinho idoso. Aplausos para este herói descalço que arrancou o telhado da casa para salvá-lo e também desistiu do colete salva-vidas para garantir a segurança do homem desesperado”, diz.

O homem a quem Davis tece elogios é Luan de Souza Rezende, que é vizinho do idoso. Ao g1, ele disse que se sentiu lisonjeado ao estar sendo reconhecido desta forma.

“Para salvar as pessoas, não meço limites não. Vou para cima e Deus abençoa o resto. A vida do ser humano é mais importante do que qualquer coisa nesse mundo”, falou.

O irmão de Ruy também contou que a família descobriu que a casa havia sido tomada pelas águas após ver o vídeo circulando nas redes sociais. O g1 conversou com Marilson nesta sexta (24), que disse se sentir aliviado ao ver o irmão sendo resgatado.

“Ele não salvou nada, já é de idade. Perdeu tudo, mas a família tá se reunindo e tem que ajudar, né. Eu mesmo fiquei muito impressionado. Sou de idade também, tenho 70 e poucos anos e fiquei muito chateado, mas é coisa da vida, né. Inclusive eu tava socorrendo um filho meu que tava alagado também, na Baixada da Habitasa”, disse Marilson, irmão do idoso, que se mobilizou para encontrá-lo.

Enchente

Com cerca de 32 mil pessoas atingidas pela enchente do Rio Acre e transbordamento de sete igarapés, a prefeitura de Rio Branco decretou situação de emergência nesta sexta-feira (24). Os decretos foram assinados na sede da prefeitura pela prefeita em exercício, Marfisa Galvão e devem ser publicado na próxima edição do Diário Oficial do Estado (DOE).

viola 003 webRio Branco sofre com alagações e enchentes após fortes chuvas — Foto: Pedro Devani/Secom

São dois decretos de emergência, sendo um relacionado às enxurradas e outro com relação à inundação do Rio Acre.

Os estragos deixados pela chuva são muitos. Vários pontos de alagamento, rompimento de trecho na BR-364 estão entre os prejuízos. A chuva começou na madrugada de quinta-feira (24) e até às 6h deste sábado (25), segundo a Defesa Civil do município, já choveu um acumulado de 203,2 milímetros, o que representa mais de 75,2% de todo o esperado para março, que é de 270,1 milímetros.

Ao todo, 30 bairros foram atingidos pela alagação em Rio Branco. Sete igarapés transbordaram depois da forte chuva e, neste sábado, as águas começaram a recuar, mas cinco deles ainda estão inundados e atingem casas.

viola 004 webCom mais de 32 mil moradores atingidos por enchente, prefeitura de Rio Branco decreta situação de emergência — Foto: Arquivo/Secom

O nível do Rio Acre subiu mais de 7 metros em poucas horas e segue em alta. Na medição feita às 6h deste sábado, o manancial marcou 16,29 metros, acima da cota de transbordo, que é de 14 metros.

“O rio Acre transbordou em 24 horas. Ele saiu de 8,90 metros para 16 metros. Coisa que nunca foi vista em Rio Branco antes. Nós temos pelo menos 30 bairros atingidos pelas águas do rio. São pelo menos 32 mil pessoas atingidas nesse instante com muitos desabrigados e também muitos desalojados. E também temos o município de Brasiléia que está em transbordamento e isso significa dizer que o nosso cenário não vai melhorar agora. Nós estamos montando a sala de situação. ”, informou o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, Cláudio Falcão.

A Defesa Civil Municipal está com 24 abrigos em escolas na capital com famílias atingidas pela enchente.

Alerta de temporais

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) voltou a emitir um novo alerta laranja de chuvas intensas para todo o Acre, com validade até às 11h deste domingo (26).

A previsão é de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, com ventos intensos que podem chegar de 60 a 100 quilômetros por hora.

As instruções dadas são:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).