Depasa informou que houve um acidente com o veículo de entrega, mas que o abastecimento será normalizado nesta quarta (22)
Um atraso na entrega de um dos produtos usados no tratamento de água em Rio Branco acabou prejudicando o abastecimento nesta quarta-feira (22). O Departamento de Pavimentação e Saneamento do Acre (Depasa) garantiu que a distribuição será normalizado ainda nesta quarta.
A situação gerou reclamação de vários moradores da capital acreana. Na casa da professora Rose Souza e Silva, ela diz que desde a terça (21) que não cai água no Conjunto Castelo Branco. Por conta disso, as quatro pessoas que moram na casa dela estão sem tomar banho.
A professora relatou também que não conseguiu contato com o Depasa para receber uma explicação “Ontem [terça, 21] veio um pouquinho super tarde, geralmente vem de manhã, e nem chegou a subir para caixa. Não tem um pingo de água na torneira. Estou desesperada. Tentei falar com eles e não consegui”, lamentou.
Em nota, o diretor presidente do Depasa, Sebastião Fonseca, informou que houve um acidente com o veículo que trazia o produto. Porém, a entrega será concluída ainda nesta quarta. A data anterior da chegada do produto não foi divulgada. (Veja nota na íntegra).
O órgão explicou também que apenas algumas regiões da cidade foram afetadas. Ainda segundo o Depasa, as equipes aproveitaram a interrupção para fazer alguns reparos na rede.
Moradora da Estrada da Sobral, Rosenir Fernandes, de 43 anos, diz que falta água na região da Baixada da Sobral há mais de duas semanas. A situação piorou mais ainda entre terça e quarta. Ela reclama que não tem água para fazer nada em casa.
“Cai durante umas duas horas ou cai só de madrugada, quando não dá para fazer nada. A caixa está seca, as garrafas e só tem no bebedouro. Tem dois dias que secou tudo”, afirmou.
Nota do Depasa sobre o abastecimento:
Sobre o abastecimento de água em Rio Branco, o Governo do Estado do Acre, por meio do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa), esclarece que a distribuição será normalizada ainda nesta quarta-feira (22).
Um acidente envolvendo a carreta que faria a entrega de um dos produtos utilizados para o tratamento da água acabou provocando uma parada não programada, prejudicando o abastecimento de algumas regiões, problema que já foi solucionado pela equipe de logística. O produto deverá chegar no final do dia e o tratamento será retomado, assim como a distribuição que será efetivada gradualmente normalizando o abastecimento.
Equipes de manutenção aproveitaram a interrupção do abastecimento para fazer todos os reparos necessários para melhorar o funcionamento do sistema.
Todas as equipes do Depasa continuam a postos para garantir os serviços de água e esgotamento sanitário no estado.
A recomendação é que todos continuem colaborando com o uso consciente da água e evitando o desperdício.