Empossada na noite desta sexta-feira, 13, a primeira diretoria da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo no Acre (Abrajet). O evento, realizado no Vila Rio Branco Concept, reuniu jornalistas, políticos, operadores de turismo e representantes da Prefeitura de Rio Branco e do governo do Acre.
A jornalista Socorro Camelo assume a presidência da seccional no Acre pelos próximos dois anos.
“Os desafios são muitos e somaremos com os operadores do turismo no Acre para contribuir com a difusão dos produtos turísticos e atrativos do nosso estado, tanto internamente como para atrair turistas de outros lugares. A abrajet existe em nível nacional há várias décadas mas no Acre acaba de nascer e buscaremos criar uma cultura no meio jornalístico sobre a importância da atividade econômica do turismo para a geração de emprego e renda”, disse Camelo.
O presidente nacional da entidade, Evandro Novak, e o vice-presidente, Nilton Guedes, vieram ao Acre especialmente para fundação da Associação. “O Acre é Amazônia, está geograficamente localizado numa região próxima ao Peru, especialmente Machu Picchu, um dos locais que mais recebem turistas no mundo. Tem uma gastronomia excepcional, Rio Branco é uma cidade limpa e com pessoas acolhedoras, existe aqui uma satisfatória e nova rede de hotelaria, então, tem tudo para alavancar o setor”, comemorou Novak.
O vice-presidente da Abrajet disse que estava impressionado nesta sua primeira passagem pelo Acre, especialmente com Rio Branco. Ele também fez questão de destacar a limpeza da capital acreana, os pontos turísticos, a comida e receptividade do povo acreano.
“Volto pro Pará extremamente contente com o que vi aqui, o Acre superou todos as minhas expectativas e tenho convicção de que há muito para ser visto, saboreado e contado para todo o país. Vocês têm uma história riquíssima, de luta, uma vasta lista de itens que deve ser valorizada não só por quem mora aqui, mas todos os brasileiros. Quanto mais eu conheço o Brasil, mais apaixonado por esse país continental eu fico”.
O secretário de Agricultura, Produção Familiar e Turismo de Rio Branco, Paulo Braña, destacou que por determinação na prefeita Socorro Neri, em breve a cidade vai ganhar Centros de Atendimento ao Turista (CAT) que serão instalados em pontos estratégicos.
“A prefeita nos incumbiu de desenvolver uma política municipal para o turismo por considerar a atividade muito importante para o desenvolvimento da cidade, da geração de emprego e renda. Em breve Rio Branco vai ganhar mais espaços públicos novos e outros que serão revitalizados e requalificados. A Abrajet é muitíssimo bem-vinda e certamente terá muito trabalho a fazer”.
Quem também comemorou a instalação da Associação foi a secretária de Turismo do Estado, Eliane Sinhasique. “São 53 atividades econômicas que diretamente ou indiretamente se beneficiam do turismo. Em várias partes do Brasil e do mundo o turismo é a principal fonte de receita. Ao contrário dos pessimistas e derrotistas, nós temos, sim, muito a mostrar. Seja bem-vinda Abrajet, o Acre conta com o seu apoio e teremos muitas parcerias para desenvolver e solidificar”, finalizou.