Pintor, escultor, caricaturista, entalhador, ceramista, desenhista e professor de artes plásticas, Rivasplata realizou mais de 130 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Ele pintou vários quadros que retratam a história do Acre ao longo da carreira
Morreu na manhã deste domingo (25) o artista Jorge Rivasplata de La Cruz, de 90 anos, no Pronto-Socorro de Rio Branco. Pintor, escultor, caricaturista, entalhador, ceramista, desenhista e professor de artes plásticas, Rivasplata realizou mais de 130 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior.
Ele pintou vários quadros que retratam a história do Acre ao longo da carreira. Em julho do ano passado, produziu obras inéditas para a Exposição ‘Ontem e Hoje’, no hall do Palácio das Secretarias.
Rivasplata nasceu em Guadalupe, distrito da província de Pacasmayo do Departamento de La Libertad, no Peru. Radicado há mais de 30 anos no Acre, suas contribuições artísticas fazem parte da história do estado e diversos órgãos públicos da capital Rio Branco tem pinturas do artista expostas, seja em galerias ou em paredes como decoração.
As causas da morte não foram divulgadas. o g1 tenta contato com a família do artista. O velório será no Memorial dos Autonomistas, a partir das 14h deste domingo.
Nas redes sociais, diversas autoridades lamentaram a morte do artista. O governo Gladson Cameli escreveu que o legado do artista ‘estará sempre nos corações acreanos’. Ainda na postagem, Cameli destacou que parte parte das pinturas de Rivasplata estão expostas também na Casa D’arte Rivasplata, que fica Rua Rui Barbosa, Centro de Rio Branco.
“Neste momento de dor por esta irreparável perda, externo minhas mais sinceras condolências aos familiares, amigos e apreciadores do talentoso Rivasplata. Que Deus, em sua infinita bondade, conforte a todos.
Veja notas de pesar
Governador Gladson Cameli
Hoje perdemos um grande artista, pintor, escultor, caricaturista, entalhador, ceramista e desenhista. Meu último encontro com o saudoso Rivasplata foi na reinauguração da Galeria de Arte Juvenal Antunes, do qual sua arte teve grande contribuição.
Rivaspalta nasceu em Guadalupe, distrito da província de Pacasmayo do Departamento de La Libertad, no Peru, e tinha 90 anos de idade.
Radicado há mais de 30 anos no Acre. Suas contribuições artísticas fazem parte da história do nosso estado.
Quem passa pela rua Rui Barbosa, no Centro de Rio Branco, tem a honra de apreciar obras do artista, expostas na vitrine da Casa D’arte Rivasplata.
Seu legado estará sempre nos corações acreanos.
Neste momento de dor por esta irreparável perda, externo minhas mais sinceras condolências aos familiares, amigos e apreciadores do talentoso Rivasplata. Que Deus, em sua infinita bondade, conforte a todos.
Descanse em paz, Rivasplata. Sua arte viverá para sempre!
Fundação Elias Mansour
Lamentamos profundamente o falecimento do talentoso pintor, escultor, caricaturista, entalhador, ceramista e desenhista Jorge Rivasplata de La Cruz (1933-2024) aos 90 anos, ocorrida na manhã deste domingo, 25, em Rio Branco.
Rivaspalta nasceu em Guadalupe, distrito da província de Pacasmayo do Departamento de La Libertad, no Peru.
Radicado há mais de 30 anos no Acre, era um apaixonado por nossa história. As suas contribuições artísticas deixam uma marca duradoura. Nossos pensamentos estão com sua família e admiradores neste momento difícil. Velório no Memorial dos Autonomistas, a partir das 14h.
Minoru Kinpara
Presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour