..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Após três anos, Semana Santa volta a ter procissão e encenação da Paixão de Cristo em Rio Branco

Após três anos, Semana Santa volta a ter procissão e encenação da Paixão de Cristo em Rio Branco

No entanto, com milhares de atingidos pela enchente, Diocese decidiu suspender o Alvorecer da Ressurreição, que tradicionalmente ocorre na Concha Acústica

Após três anos suspensos por conta da pandemia da Covid-19, a procissão e encenação da Paixão de Cristo voltam a fazer parte da programação da Semana Santa em Rio Branco.

No entanto, por conta da enchente do Rio Acre, que atinge milhares de moradores da capital, a Diocese decidiu suspender o Alvorecer da Ressurreição, que tradicionalmente ocorre na Concha Acústica.

A programação começou no domingo (2), com a missa de Ramos e segue até o próximo dia 9, com a Páscoa. (Confira abaixo a programação completa)

Devido à pandemia, a Igreja Católica também precisou se reinventar e durante os últimos três anos, as celebrações da semana que lembra a morte e ressurreição de Jesus Cristo foram adaptadas.

semana santa 002 webEste ano, Diocese também volta com a tradicional procissão do Cristo Morto — Fotos: Quésia Melo/g1

No ano passado, as missas e celebrações voltaram a ser realizadas com a presença dos fiéis nas igrejas, com uso obrigatório de máscara. Em 2020 e 2021, as celebrações só puderam ser acompanhadas de forma on-line. Nesses três anos, tanto a procissão, como a encenação da Paixão de Cristo e o Alvorecer foram cancelados.

“Iniciamos ontem [domingo, 2] a Semana Santa, que neste ano estamos realmente vivendo em plenitude, com tanto sofrimento e dor de tantos irmãos nossos que estão desabrigados, passando necessidade, que perderam o pouco que tinham, tantas pessoas que estão socorrendo, ajudando, dando de si tudo que podem em favor desses irmãos atingidos pelas alagações que estamos sofrendo em vários municípios, sobretudo, em Rio Branco. Portanto, as celebrações serão de uma forma mais profunda, contemplando esse mistério de Cristo, que se apresenta também como servo sofredor, através de tantos irmãos”, disse o bispo Dom Joaquín Pertiñez.

Programação

  • Na quinta-feira (6) ocorre a celebração da Missa da Ceia do Senhor, às 19h na Diocese de Rio Branco, com o rito do Lava Pés. Entre 20h30 e 00h tem o momento de adoração ao Santíssimo.
  • Na Sexta-feira Santa (7), dia em que é celebrada a Paixão de Cristo, às 15h é feita a celebração da paixão, às 17h a procissão do Cristo Morto e, em seguida, a tradicional encenação em frente ao Palácio Rio Branco.
  • No Sábado de Aleluia ocorre a celebração da Vigília Pascal, que é a preparação para a Páscoa, às 19h.
  • No domingo ocorre a Missa da Páscoa em quatro horários na Catedral de Rio Branco, às 6h, 8h, 17h e 19h.