..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Após rajadas de ventos de 70 km/h, vila na zona rural de Rio Branco tem mais de 50 casas atingidas

Após rajadas de ventos de 70 km/h, vila na zona rural de Rio Branco tem mais de 50 casas atingidas

Fortes ventos derrubaram árvores, 12 postes e deixaram famílias da Vila Albert Sampaio, na BR-364, sem energia elétrica nesse domingo (10)

Mais de 50 casas foram atingidas por tempestade nesse domingo (9) na Vila Albert Sampaio, na BR-364, na zona rural de Rio Branco. Os fortes ventos derrubaram árvores, 12 postes e deixaram famílias sem energia elétrica.

Conforme a Defesa Civil Municipal, as rajadas de ventos chegaram a cerca de 70 quilômetros por hora. O temporal, com chuva, ficou concentrado nessa região da capital acreana, e deixou um cenário de destruição pela vila. Dezenas de casas também ficaram destelhadas.

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Rio Branco foram acionados para ajudar as famílias e foram feitas vistorias nas casas atingidas pela ventania.

“Estamos ainda nos atendimentos e vamos começar a fazer um trabalho de catalogação. Foi muito concentrada essa ocorrência, tivemos rajadas de ventos de até 70 km/h, com vários casos de destelhamentos, árvores que caíram sobre as residências e na via pública, quedas de postes de energia”, disse o coronel.

Este período no Acre é marcado por fortes tempestades, que podem, inclusive, causar danos. Na última quinta-feira (6), um bebê de seis meses morreu após ser arremessado junto com o telhado de uma casa durante um forte vendaval que caiu em Rio Branco. O acidente ocorreu no Ramal Novo Horizonte, no bairro Vila Acre.

temporal 002 webApós rajadas de ventos de 70 km/h, vila na zona rural de Rio Branco tem mais de 50 casas atingidas — Fotos: Arquivo/Defesa Civil Municipal

Em nota, a Energisa informou que os clientes do bairro Albert Sampaio, em Rio Branco, tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido nesse domingo (9), devido aos fortes ventos que atingiram a região e provocaram a queda de árvores e quebra de 12 portes.

“A rede elétrica foi prejudicada por inúmeras quedas de árvores causadas pelas rajadas de ventos . Os trabalhos são de extrema complexidade, pois é necessário reconstruir vários de trechos de redes afetadas. Devido à severidade dos estragos na rede elétrica, a concessionária trabalhou com nove equipes em campo. O serviço foi restabelecido às 4h30 desta segunda-feira (10) para mais 90% dos clientes”, diz a nota.

A Energisa também orientou sobre a importância de não se aproximar dos cabos partidos em qualquer situação. Em caso de cabo rompido, galhos ou outros objetos na rede, a pessoa deve manter distância e acionar a Energisa através de um dos canais de atendimento: aplicativo Energisa ON, Gisa (www.gisa.energisa.com.br) ou pelo telefone 0800-647-7196.

Alerta de temporal

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de tempestade para todo o Acre, com validade até às 11h de terça-feira (11). O alerta passou a valer nesta segunda (10).

A previsão é de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, com ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Os avisado têm sido emitido pelo instituto desde a última semana.

As instruções dadas são:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).