..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Após quase oito meses, Rio Acre volta a ficar acima dos 9 metros em Rio Branco

Após quase oito meses, Rio Acre volta a ficar acima dos 9 metros em Rio Branco

Rio Acre chegou 9,25 metros nesta quarta-feira (7). Defesa Civil diz que 2022 tem sido atípico com relação aos fenômenos naturais

O Rio Acre chegou, nesta quarta-feira (7), a 9,25 metros após não chegar a esse nível desde abril deste ano, segundo a Defesa Civil Municipal. A última vez que a cota do rio na capital havia ficado em cima dos 9 metros foi em 11 de abril deste ano.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, disse que a partir de agora, com chuvas mais frequentes, o rio deve se manter estável, mas os níveis acima do registrado nos últimos anos para essa data preocupam as autoridades.

“2022 está sendo totalmente atípico. Tivemos 3 recordes de níveis baixos e, ao mesmo tempo, estamos registrando altos níveis para essa data em comparação aos últimos anos. Tudo isso chama muito atenção, a tendência é que tenhamos mais chuvas, que devem superar o esperado para dezembro”, destaca.

O coronel destaca que a partir de agora o rio deve se manter em uma média sempre acima dos 6 metros.

“Para os próximos dias, a previsão é que o rio estabilize e regrida um pouco, mas não deve ficar abaixo dos seis metros. Isso nos prepara para um cenário mais crítico para início de janeiro com o rio mais elevado”, destaca.

O volume acumulado de chuvas até esta quarta é de 198,2 milímetros, sendo que são esperados para todo o mês de dezembro 267,9 milímetros. Ou seja, já choveu, em uma semana, 74% do esperado para todo o mês.

A coordenação da Defesa Civil Municipal informou que atende, ainda nesta quarta-feira (7), 50 ocorrências, sendo a maioria de corte de árvores que caíram durante os temporais.

Falcão destacou ainda que, além de ocorrências para amenizar os estragos dos temporais, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estão com operação para retirada de balseiros da estação de tratamento de água I, que fica na Sobral.

O diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, disse que as equipes já tinham feito limpeza no local há cerca de quatro dias, mas com a subida do nível do Rio Acre, os balseiros tendem a aumentar, o que dificulta o trabalho de captação de água.

Atualmente, a ETA I opera com redução de 30% de sua capacidade. Segundo dados repassados por Pereira, normalmente, a estação puxa 800 mil litros de água por segundo e, atualmente a capacidade é de 550 litros de água por segundo.

As menores cotas já registradas do Rio Acre são:

  • 1,30 metro - 17 de setembro de 2016
  • 1,29 metro - 11 de setembro de 2022
  • 1,27 metro - 28 de setembro de 2022
  • 1,26 metro - 29 de setembro de 2022
  • 1,25 metro - 2 de outubro de 2022