Prazo para devolução de coletivos que estão em Rio Branco terminaria nesta quarta-feira (16). Rio Ônibus afirmou ter cometido equívoco e disse que não foi dada baixa nos ônibus e que novos veículos já entraram em circulação para substituir os que estão na capital acreana
O prazo que a Prefeitura do Rio de Janeiro estabeleceu para que os ônibus que estão circulando em Rio Branco fossem levados de volta ao Rio de Janeiro encerra nesta quarta-feira (16), porém, o representante da empresa Ricco Transporte que fez a compra do veículos, Sérgio Pessoa, disse que não foi notificado e descarta qualquer devolução porque comprou os veículos.
“Pela informação da mídia [encerra o prazo para devolução], mas eu não fui comunicado de nada. Por mim, não tem problema nenhum porque não há nenhuma notificação em relação a isso, porque comprei e paguei estes carros”, disse.
Os veículos pertenciam a Viação Nossa Senhora das Graças, do Consórcio Intersul, responsável por três linhas na capital fluminense. As empresas que atuam no Rio podem vender ou trocar os ônibus por novos se quiserem, mas precisam sempre pedir autorização para a prefeitura. Mas, de acordo com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, essa baixa não teria acontecido.
Ao g1, o Rio Ônibus afirmou ter cometido um equívoco e disse que não foi dada baixa nos ônibus. A empresa disse ainda que novos veículos já entraram em circulação para substituir os que foram levados para o Acre.
O g1 entrou em contato, nesta quarta, com a assessoria da Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro e aguarda retorno.
A Prefeitura de Rio Branco se pronunciou na sexta-feira (11) sobre os ônibus do Rio de Janeiro que foram vistos circulando na capital do Acre. Segundo a gestão, os veículos chegaram de forma legal, cumpriram todos os critérios da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans) e, portanto, devem continuar operando no município acreano.
A situação foi exposta em reportagens do RJ1 e da Rede Amazônica Acre.
A Empresa Ricco Transportes assumiu de forma emergencial, no dia 13 de fevereiro, 31 linhas de ônibus em Rio Branco que foram abandonadas pela empresa Auto Aviação Floresta. A empresa começou a operar na capital com atraso.
O contrato da empresa é para atender a demanda por seis meses até que a Prefeitura de Rio Branco realize uma nova licitação e faça novo chamamento para que outras empresas apresentem suas propostas.
A nova empresa contratada deve operar cerca de 66% de todas as linhas de ônibus. Ao todo, Rio Branco possui 42 linhas e a grande parte - 31 delas eram de responsabilidade da Floresta, agora passaram a ser operadas pela Ricco. O contrato foi assinado no dia 8 de fevereiro.
O representante da empresa no Acre, Sérgio Pessoa, explicou que a empresa comprou os veículos e estão com documentos no Departamento de Trânsito do Acre (Detran-AC) para fazer a transferência. “Compramos os carros, financiamos via banco, os documentos estão todos no Detran para fazer a transferência. Não temos nada além disso para declarar”, resumiu.
Ônibus do Rio
São pelo menos 20 coletivos em bom estado de conservação. Os ônibus têm adesivos do Disque-Denúncia do Rio (2253-1177), do programa Ônibus Ok, do Rio Ônibus, e até o brasão do município.
Uma delas, a Viação Nossa Senhora das Graças, do Consórcio Intersul, é responsável por três linhas na capital carioca:
- 409 - Saens Peña - Horto;
- 217 - Andaraí - Carioca;
- 416 - Saens Peña - Horto (Via Túnel Rebouças).
- A outra é a Viação Verdun, do Consórcio Internorte, que cuida das seguintes linhas:
- 238 - Água Santa - Castelo (Circular);
- 239 - Água Santa - castelo (Via Rua 24 de Maio);
- 247 - Camarista Méier - Passeio;
- 455 - Méier - Copacabana.
Atraso e moradores prejudicados
A crise no transporte público em Rio Branco se arrasta desde 2020. Assim que assumiu, Bocalom afirmou que não iria repassar nenhum valor extra para as empresas de ônibus que atuam na capital e que elas deveriam arcar com os prejuízos que tiveram durante a pandemia.
O posicionamento do prefeito se deu porque a gestão anterior, de Socorro Neri, chegou a cogitar o pagamento de um aporte financeiro de R$ 2,5 milhões para essas empresas. Após essa decisão de Bocalom, o Sindcol chegou a entrar com uma ação para tentar receber o valor, mas a Justiça do Acre indeferiu o pedido.
Em meio a essa crise, motoristas de ônibus fizeram protestos, paralisaram atividades e a população precisou buscar outras alternativas para o transporte. No entanto, após várias manifestações, os trabalhos da categoria foram retomados.
A crise se agravou ainda no final de 2021, após as empresas abandonarem as linhas que faziam as rotas em Rio Branco afetando cerca de 30 mil pessoas.
O Ministério Público informou que os empresários iriam ser acionados na Justiça pela interrupção do transporte público por dois dias seguidos.
E essa crise parece estar longe de acabar. Mesmo com a chegada da empresa que assumiu, de forma emergencial, 31 linhas de ônibus da capital, moradores ainda enfrentam dificuldade para conseguir se locomover na capital e relatam espera de mais de duas horas.
É que as outras 11 linhas do Consórcio Via Verde, formado pelas empresas São Judas Tadeu e Via Verde e que estão sob responsabilidade da prefeitura por conta da intervenção no sistema, seguem com problemas.
A empresa Ricco Transportes está com 47 ônibus operando nas 31 linhas e o Consórcio Via Verde com 13 veículos. Com isso, do total de quase 80 ônibus que deveriam estar rodando na capital, somente 60 estão em operação, ou seja, menos de 80%.
Intervenção e situação de emergência
Após decretar situação de emergência no transporte público, o prefeito Tião Bocalom publicou, em dezembro do ano passado, o decreto de intervenção operacional e financeira no Sistema Integrado de Transporte Urbano de Rio Branco (Siturb) e no Sindcol.
O decreto, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), tem validade de 120 dias e pode ser prorrogado por igual período. Durante estes quatro meses de transição, determina que as empresas são obrigadas a manter as frotas em circulação.