Inicialmente, estacionamento rotativo vai operar apenas no Centro da capital acreana. Em 2023, a cobrança será feita também nos bairros Bosque e Estação Experimental
Após mais de um ano suspensa, a Zona Azul vai voltar a operar em Rio Branco até o final deste ano. A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTrans) informou que a empresa ganhadora da licitação está em fase final do plano de instalação e operação dos equipamentos.
Inicialmente, a cobrança no sistema de estacionamento rotativo será feita apenas no Centro da capital acreana. “Estamos com o contrato assinado, ocorreu a licitação e está em fase final do projeto de pintura das ruas, a empresa está se instalando aqui também e acredito que, no máximo, em 30 dias a Zona Azul volte a operar”, explicou o superintendente da RBTrans, Benício Dias.
O sistema foi suspenso em abril de 2021 após sete anos de funcionamento na capital. Na época, a prefeitura falou que a suspensão era por conta do fim do contrato com a empresa responsável pelo serviço. Com isso, 10 monitoras foram dispensadas de seus serviços e 14 empregos diretos foram perdidos.
A previsão inicial, na época, era de que dentro de 90 dias seria feita a licitação e contratação da nova empresa. Porém, no início deste ano, a prefeitura avisou que não existia nenhuma licitação ou processo de contratação aberto.
Desde então, não eram feitas cobranças para estacionamento nos locais indicados pela Zona Azul. No mês de abril, a prefeitura voltou a falar sobre um possível retorno da Zona Azul. Na época, a gestão falou que as tarifas estavam sendo reajustadas e retornaria com nova tecnologia em Rio Branco. Mas, a cobrança no estacionamento rotativo não voltou.
Detalhes finais
Ainda segundo o superintendente da RBTrans, a empresa ganhou a licitação para operar na área central e nos bairros Bosque e Estação Experimental da capital. Nessas demais localidades o sistema deve voltar no início de 2023.
“Agora vai entrar em operação somente o Centro, depois Bosque e Estação [Experimental]. Estamos nos detalhes finais da instalação”, concluiu.
Suspensão durante a pandemia
Como forma de prevenção ao novo coronavírus, a Prefeitura de Rio Branco chegou a suspender o estacionamento rotativo da capital acreana em março de 2020, logo após os primeiros casos da Cvid-19 no estado. O decreto de suspensão foi publicado no Diário Oficial do Acre (DOE).
Após mais de quatro meses de suspensão, a Zona Azul retornou em apenas 30% dos locais em julho de 2020 e em agosto as atividades foram retomadas em todos os pontos. Na época, a empresa responsável pelo estacionamento rotativo informou que estava com uma campanha para incentivar os motoristas a utilizarem o aplicativo para não terem contato com os parquímetros.