..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Após fortes chuvas, nível do Rio Acre sobe quase três metros na capital acreana

Após fortes chuvas, nível do Rio Acre sobe quase três metros na capital acreana

Rio Acre saiu de 6,98 metros para 9,80 metros entre manhã de sábado (6) e domingo (7). Previsão é de que Rio Acre chega à cota de atenção, que é 10 metros, na tarde deste domingo

O nível do Rio Acre subiu quase três metros entre a manhã desse sábado (6) e este domingo (7) em Rio Branco. O manancial saiu de 6,98 metros para 9,80 metros em 24 horas. Com isso, o rio se aproxima da cota de atenção, que é 10 metros.

A previsão da Defesa Civil de Rio Branco é de que o manancial chegue aos 10 metros no final da tarde deste domingo. Ao chegar nesse nível, as equipes já colocam em prática o plano de contingência da Prefeitura de Rio Branco.

Por enquanto, a medição é feita às 6h da manhã. Após os 12 metros, as equipes já começam a divulgar a medição de três em três horas.

O coordenador do órgão municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, disse que o nível do rio está alto em Brasiléia (8,25 metros) e em Xapuri (9,94 metros) e que esse aumento interfere no nível do manancial na capital acreana. “Essa água vem para cá [Rio Branco]. Essa subida de quase três metros nas últimas 24 horas é oriunda também dessas chuvas da cabeceira. Em Xapuri tivemos uma elevação maior ainda e essa água vai demorar cerca de três horas para chegar aqui”, destacou.

Falcão disse também que a Defesa Civil já se prepara para buscar espaços que possam ser usados como abrigos públicos e passa a monitorar também as famílias que vivem em áreas de risco. “Tudo isso começa a ser feito a partir de agora. Chegamos na época das chuvas, desde a segunda quinzena de dezembro, como tínhamos previsto, começaram a se intensificar”, complementou.

Outro ponto destacado pelo é que o nível do Rio Acre está muito alto para a época do ano. “Nada é seguro daqui para frente. Temos a preocupação com tudo, porém, essa preocupação volta também para a questão dos igarapés. Monitoramos o Rio Acre, que é rotina, e temos um pouco de tempo para preparar tudo e colocar o plano de contingência em ação. Mas, com os igarapés não temos esse tempo, sobe de repente, transbordam e afetam as famílias”, concluiu.

Grande volume de chuvas

A cidade de Rio Branco foi palco de mais um característico temporal de inverno amazônico na tarde de quarta-feira (3), que se estendeu até as primeiras horas de quinta-feira (4). O acumulado de chuvas no período foi de 99,5 milímetros, segundo o monitoramento da Defesa Civil Municipal.

Ainda de acordo com o órgão, o volume representa dez vezes o esperado para 24 horas.

As fortes chuvas causaram estragos aos moradores. No bairro Airton Sena, região da Baixada da Sobral, uma erosão na Rua Campo Novo avançou e ameaça chegar até às residências.

Após o avanço da erosão no bairro com risco de afetar as casas na Rua Campo Novo, a Defesa Civil Municipal informou que a capital acreana tem pelo menos 61 áreas por conta de risco de deslizamento de terra.

Equipes do órgão seguem em alerta com a chegada do inverno, e fizeram o isolamento da área onde a erosão foi detectada. Os demais pontos também recebem monitoramento rotineiro e serão visitados pelas equipes em caso de ocorrências.