..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Após fim de semana sem chuvas, Rio Tarauacá tem mais de 2 metros de vasão no interior do Acre

Após fim de semana sem chuvas, Rio Tarauacá tem mais de 2 metros de vasão no interior do Acre

Manancial havia chegado próximo da cota de transbordamento no fim de semana. Defesa Civil Estadual segue com o monitoramento durante todo o período chuvoso

O Rio Tarauacá, na cidade de mesmo nome, teve uma diminuição de 2, 45 metros registrada nesta segunda-feira (9). Na medição das 6h, o manancial chegou a 7 metros, ainda próximo da cota de alerta, que é de 8,50 metros.

No sábado (7), o rio registrou 9,45 metros, muito próximo à cota de transbordamento, que é de 9,50 metros.

O coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Otoni Miranda, informou que por enquanto não há uma estimativa exata para os próximos dias, mas o monitoramento deve seguir durante todo o período chuvoso. No fim de semana, não houve registro de chuva.

“Ele está abaixo da cota de alerta, e nós estamos monitorando. A Defesa Civil do município faz o monitoramento e repassa. Quando se aproxima do transbordamento, a gente faz um acompanhamento mais próximo”, explica.

Situação em Rio Branco

Além do interior do estado, a situação das águas na capital Rio Branco também vem causando preocupação. Somente na última quinta-feira (5), mais de 100 milímetros de chuva foram registrados em 10 horas, mais de 40,4% do total esperado para o mês de janeiro. Com isso, o Rio Acre havia subido para 9 metros e 38 centímetros na sexta-feira (6).

Porém, de acordo com o tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil Municipal de Rio Branco, não houve registro de no fim de semana. Ainda assim o Rio Acre teve um aumento, chegando a 8 metros e 27 centímetros na medição das 6h dessa segunda-feira.

“Em Rio Branco, foi dentro do que a gente havia esperado, não houve chuva nem no sábado nem no domingo. Mas para essa semana temos expectativa de chuva, tanto que o Rio Acre teve um acréscimo de 14 centímetros, por chuva e outros municípios”, explica.