Saerb afirmou que as duas estações de tratamento de água (ETAs I e II) já estão operando desde sábado (15) em Rio Branco. Órgão explicou que reservatórios estavam vazios e por isso ainda será necessário dois dias para regularizar o abastecimento
Após o retorno do funcionamento das duas estações de tratamento de água de Rio Branco (ETAs I e II), nesse sábado (15), o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco(Saerb), informou nesta terça-feira (18), através de nota, que ainda serão necessários dois dias para que o abastecimento de água na capital seja normalizado. (Confira a nota completa no final da reportagem)
De acordo com o órgão, os reservatórios estavam vazios e por esse motivo, o fornecimento ainda não chegou em todas as casas, estando completo somente nesta sexta-feira (21). “Serão necessários mais dois dias, garantindo que as áreas afetadas pelo desabastecimento voltem a receber água, uma vez que os reservatórios estavam secos”, complementou.
O Saerb ainda informou que a ETA II, na Avenida Sobral, irá receber o reforço de duas novas bombas de captação de água no dia 25 deste mês. Este processo coleta água de fontes como rios, represas, poços ou chuva. É o primeiro passo para um sistema de abastecimento de água,
A ETA II abastece todo o Segundo Distrito e algumas regiões do primeiro, como Calafate, parte da Baixada da Sobral, Rui Lino, Tucumã, dentre outras.
Ainda na nota, a autarquia informou que as regionais abastecidas nesta terça (18) são: Regional da Parte Alta, Regional Calafate, Regional Baixada da Sobral.
Enquanto a situação não é completamente resolvida, a população sente os efeitos. É o caso do autônomo Luiz Carlos, que está precisando comprar água para conseguir manter seu negócio de churrasquinho no bairro Universitário. Ele reclama que o problema gera custos extras.
“A água não veio, tive que comprar água de novo. Hoje é R$ 8 um galão de água e eu compro oito por dia. Aí a gente vende pouco aqui. Se a gente não vender, a gente fica no prejuízo”, desabafa.
Equipes do Saerb conseguiram religar duas Estações de Tratamento de Água em Rio Branco — Foto: Asscom/Saerb
Volta do abastecimento
As duas estações de tratamento de água de Rio Branco (ETAs I e II), voltaram a operar no último sábado (15), porém, parte de Rio Branco continuava sem fornecimento de água. Após dois dias sem funcionamento, a ETA I foi religada no período da manhã. Já a ETA 2, só voltou a funcionar por volta das 19 horas.
O Saerb havia anunciado na última sexta (14), que uma equipe de São Paulo viria ao Acre auxiliar no reparo da adutora de 800 milímetros, que liga a captação da ETA II. No último domingo (16), o órgão afirmou que a normalidade no abastecimento de água só vai acontecer após a chegada dessa equipe, que deveria ocorrer no período da noite.
Paralisação
Devido à paralisação das duas ETAs em meio à enchente do Rio Acre, pelo menos 300 mil moradores da capital Rio Branco ficaram sem fornecimento de água. A maior cidade do estado tem cerca de 380 mil habitantes, ou seja, praticamente toda a cidade ficou afetada.
A ETA I, que foi religada primeiro, é responsável por 40% do abastecimento de água na capital, porém bairros continuaram sem água em Rio Branco
A correnteza do Rio Acre levou a bomba flutuante da ETA I, que virou no dia 13 de março, quando choveu cerca de 22,8 milímetros. Na manhã do dia 14 de março, a bomba estava em frente ao bairro Base, em Rio Branco.
Já a ETA II está sem captação de água desde a terça (11) após a forte correnteza do Rio Acre e um tronco de árvore virarem uma bomba flutuante, segundo o Saerb. A expectativa era de que a situação normalizasse na noite dessa quarta (12), o que não ocorreu.
Nota Informativa do Saerb
“Atualmente, a vazão total das ETAs 1 e 2 é de 1.400, com o reforço de uma terceira bomba na captação da ETA 2. No entanto, para começar a normalizar o abastecimento em Rio Branco, serão necessários mais dois dias, garantindo que as áreas afetadas pelo desabastecimento voltem a receber água, uma vez que os reservatórios estavam secos.
Para fortalecer o sistema de abastecimento da capital, no dia 25 deste mês, duas novas bombas serão entregues à Captação de Água da ETA II.
As regionais abastecidas hoje são: Regional da Parte Alta, Regional Calafate, Regional Baixada da Sobral.
Assessoria de Comunicação do Saerb.”