Manancial baixou 22 centímetros em 24 horas e marcou 13,80 metros às 6h desta segunda-feira (4)
Após dois dias sem o registro de chuvas na capital acreana, as águas do Rio Acre baixaram e o manancial saiu da cota de transbordo, que é de 14 metros. Segundo dados da Defesa Civil Municipal, o rio marcou 13,80 metros na medição das 6h desta segunda-feira (4).
O coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, disse que a previsão é que o manancial continue baixando e até o final desta semana, saia da cota de atenção, que é de 12 metros.
“Através do nosso sistema de alerta hidrológico, a tendência do rio é que continue em descida. E depois de mais de 15 dias só enchendo, chegando a quase 18 metros, o Riozinho do Rôla, que é afluente do Rio Acre, começou a ter vazante desse domingo para segunda [4]. Nós não conseguimos sair da cota de transbordo mais cedo por conta do Riozinho do Rôla. Agora, com a vazante dele, a gente espera ter dias mais tranquilos ao longo desta semana”, disse Falcão.
Apesar da vazante, permanecem as 120 pessoas fora de casa por conta da enchente. Segundo a Defesa Civil, elas só podem retornar para as casas após o manancial baixar dos 12 metros. Ao todo são 25 famílias com 91 pessoas desabrigadas e que foram levadas a um dos três abrigos públicos montados na capital.
Além de outras 12 famílias com 37 pessoas em casas de parentes e, por isso, estão desalojadas. O coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, confirmou que não há registro de nova remoção.
O rio atingiu a cota de transbordo duas vezes este ano. A primeira ocorreu no dia 26 de março e a segunda no último sábado (2). A Defesa Civil fez um levantamento nos bairros da capital e o número de famílias atingidas é de cerca de 2,5 mil, o que representa algo em torno de 10 mil pessoas.
Três escolas estão sendo usadas como abrigo, entre elas: Escola Estadual Georgete Eluan Kalume, Maria Luce Marine e Chico Mendes. Ao todo, 13 bairros estão atingidos pelas águas do manancial, entre eles:
- Base
- 6 de Agosto
- Baixada da Habitasa
- Airton Sena
- Cadeia Velha
- Adalberto Aragão
- Cidade Nova
- Triangulo Novo
- Taquari
- Palheiral
- Quinze
- São Francisco
- Aeroporto velho