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Após dez meses, atendimentos do Procon voltam a ser realizados na OCA

Durante dez meses, os atendimentos ao consumidor foram realizados somente na sede do Procon

. A partir desta quinta-feira, 22, a população volta a ser atendida na Organização em Centros de Atendimento (OCA). O comerciante Renato Cesário Silva foi um dos primeiros a ser atendido na Praça Rosa da OCA. O retorno da prestação de serviço resulta do processo de transformação do departamento Procon em Instituto Procon e do fortalecimento da política de defesa do consumidor.

Antes do início dos trabalhos, o governador Gladson Cameli se reuniu com os servidores e falou da importância do Instituto Procon para a população. “O Procon tem a finalidade de ser o porta-voz da comunidade. Nossa meta é expandir o serviço para todos os municípios do estado para facilitar a vida das pessoas. O Estado precisa acabar com qualquer espécie de burocracia, tem que ser ágil no atendimento ao cidadão”, disse.

A volta do atendimento do órgão de defesa do consumidor para a OCA foi priorizada pela gestão do Instituto Procon, dentro da visão de que, tanto na estrutura física, localização e integração com as demais secretarias, na OCA se tem todos os requisitos para a prestação de serviços aos cidadãos como um todo.

“O atendimento na OCA facilita para os usuários, já que aqui, temos vários serviços reunidos num só espaço”, destacou o comerciante Renato Silva.

O governador informou, ainda, que a estrutura física da OCA passará por uma reestruturação a partir do próximo mês. As melhorias na área de serviços abrangem limpeza, conservação e copa. Na área de infraestrutura estão a impermeabilização da cobertura, iluminação, climatização e pintura.

“Os consumidores serão beneficiados com este retorno, quem ganha é a população com um atendimento mais qualitativo e quantitativo. Nosso índice de resolutividade é de 80 por certo”, destacou o presidente do Instituto Procon, André Gil.

Depois da triagem, quando os consumidores devem apresentar um documento de identificação com foto, a prestação de serviço será feita por dez atendentes e dois supervisores. O atendimento será de 7h30 às 15h30, de segunda a sexta-feira, para os mais diversificados serviços de assistência ofertados aos consumidores.

A servidora Noemia Moura é uma das que irá atender as demandas da população que procurar os serviços do Procon na OCA. “Temos um espaço digno. Tenho certeza que nossa equipe está apta e com vontade de atender a população de forma diferenciada”.

O status de autarquia do Instituto Procon se traduz em autonomia orçamentária, financeira e administrativa, além de demostrar o compromisso da atual com gestão com o fortalecimento da política de defesa do consumidor. “Este é um momento único. Foi uma luta histórica transformar o Procon em autarquia. É uma vitória para a sociedade e para a defesa do consumidor”, comemorou promotora Alessandra Garcia Marques, titular da Vara de Proteção e Defesa do Consumidor.

Agência Notícias do Acre