..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Após destruição por conta de temporais, Governo Federal reconhece situação de emergência em Mâncio Lima

Após destruição por conta de temporais, Governo Federal reconhece situação de emergência em Mâncio Lima

Município no interior do Acre teve prejuízos com destruição causada por ventos de até 150 km/h. Tempestades foram registradas nos dias 4, 10 e 14 de setembro e afetou mais de 650 famílias

Após os estragos causados por pelo menos três temporais em menos de 15 dias, o município de Mâncio Lima, no interior do Acre, teve a situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal nessa segunda-feira (18).

A cidade teve prejuízos com a destruição causada por ventos de até 150 km/h, com tempestades registradas nos dias 4, 10 e 14 deste mês. No dia 11, a prefeitura do município publicou um decreto que declarava a situação de emergência.

“Que a intensidade dos ventos que atingiram o município, ocasionou uma destruição em diversas áreas terrestres situados no perímetro rural do município de Mâncio Lima, que corresponde ao número 10 na escala de Beaufort, compreendendo ventos cujas velocidades variam entre 88 a 102,0 km/h, que causou o desastre, ocorrido na data do dia 4 de setembro de 2023, às 15h15, com aproximadamente uns 15 a 20 minutos de duração”, diz parte do decreto.

De acordo com a prefeitura, pelo menos 659 famíilias foram afetadas. Casas foram destelhadas e vários pontos comerciais também foram atingidos. O município estima os prejuízos em cerca de R$ 500 mil.

Com o reconhecimento da situação de emergência, o município está apto a receber recursos do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional para reparar os danos e atender as pessoas atingidas.

Além disso, segundo o governo do estado, uma equipe da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) chega ao município nesta terça-feira (19) para apoiar no auxílio à população.

“Esse reconhecimento é fundamental para Mâncio Lima. Nós esperamos que o Governo Federal olhe para Mâncio Lima com um olhar especial. As expectativas daqui para frente são muito boas”, afirmou ao site oficial do governo a coordenadora da Defesa Civil do município, Adriana Santos.