..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Após controle de incêndio em lixão que durou 24 horas, local passa por vistorias no interior do Acre

Fogo foi controlado na quarta-feira (24). Equipes da prefeitura fazem monitoramento da área

Um incêndio atingiu o lixão do município de Rodrigues Alves, no interior do Acre, na última terça-feira (23) e a Secretaria de Meio Ambiente com o apoio do Corpo de Bombeiros levaram pelo menos 24 horas para controlar as chamas. O lixão fica a 2,5 quilômetros da cidade.

O incêndio foi controlado na quarta-feira (24), mas o lixão segue sob vistoria da secretaria de Meio Ambiente que vai ao local três vezes ao dia, informou a secretária Joice Matos.

Joice disse ao G1 que o fogo não tomou maiores proporções porque atingiu apenas uma das valas onde o lixo é descartado. Mas, formou uma grande cortina de fumaça.

“Em um primeiro momento nós acionamos o Corpo de Bombeiros e veio uma equipe e tentou apagar com água, mas em decorrência do material não deu certo. Ele apagava e com meia hora voltava porque ficava queimando por baixo”, disse.

Depois dessa tentativa, equipes da secretaria de Meio Ambiente da cidade utilizaram duas máquinas para fazer a movimentação do lixo para conter as chamas. A fumaça não chegou a atingir a cidade, garantiu a secretária.

“Começamos a espalhar o material e ele foi apagando gradativamente e foi como conseguimos controlar, com o uso de máquinas”, ressaltou.

O comandante dos bombeiros no Juruá, capitão José Oliveira, explicou que o fogo em lixões avança devagar e produz mais fumaça do que fogo. Também apresenta dificuldade para conter por causa da profundidade e dos materiais descartados.

“Foi preciso utilizar máquinas para poder controlar tudo. O que foi recomendado à prefeitura é que conseguisse máquinas para poder remover o lixo e o solo para conter o fogo. Nós fomos para apurar a gravidade e averiguar se foi alguém que colocou fogo, ou se foi uma combustão espontânea porque pode ocorrer também”, pontuou o comandante.

O comandante disse que ainda não é possível afirmar qual a causa do incêndio.

lixao01 webSecretaria de Meio Ambiente faz vistorias no lixão de Rodrigues Alves - Foto/Joice Matos/Arquivo pessoal