..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Após casos confirmados do novo coronavírus no AC, Diocese de Rio Branco suspende missas

Transmissões continuam sendo feitas por internet, TV e rádio. Anúncio foi feito por Dom Joaquim Pertínez

A Diocese anunciou, nesta quarta-feira (18), que todas as missas das paróquias de Rio Branco estão suspensas depois que exames atestarem positivo para o novo coronavírus em três pacientes da capital.

O Estado ainda aguarda a contraprova, mas decretou situação de emergência e determinou medidas de segurança. A capital também fez um decreto atestando emergência em saúde e reforçando as ações de prevenção.

Por conta dessas orientações, Dom Joaquim Pertínez usou as redes sociais e uma nota para anunciar a suspensão das missas e também atividades que envolvam a reunião de muitas pessoas dentro da comunidade católica.

Após anúncio, a Diocese publicou uma nota com 10 medidas que devem ser tomadas pelas paróquias. O religioso destacou que estão suspensas também as reuniões, festas, formações e catequeses durante esse período crítico.

As celebrações da Semana Santa também foram suspensas, incluindo a procissão do Cristo Morto e Alvorecer da Ressurreição. Mesmo assim, a Diocese deixou claro que as missas e eventos continuam sendo transmitido por meio da TV, rádio e também redes sociais.

O bispo de Diocese de Rio Branco disse ainda que as igrejas devem continuar abertas, em horário reduzido e definidos por cada paróquia, para que os fiéis que sentirem necessidade visitem o espaço e peçam pelas pessoas doentes.

“Peçamos a São José, cuja solenidade celebraremos amanhã, que proteja nossa igreja e todo nosso povo deste mal, e nos ensine a viver na fraternidade e na solidariedade com todos os nossos irmãos e irmãs, sonhando com um futuro melhor, aberto ao Espírito com menos egoísmo e menos interesses particulares, para vivermos numa sociedade mais humana e fraterna”, finaliza o religioso em nota.

Pandemia

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou na quarta (11) a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2).

Para o ministro da Saúde do Brasil, Luiz Henrique Mandetta, houve “demora da OMS” para fazer a declaração, já que o número de casos fora da China aumentou 13 vezes nas últimas duas semanas e o número de países afetados triplicou.

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as 6h50 desta quarta-feira (18), 350 casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil em 17 estados e no Distrito Federal. O último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na tarde de terça-feira (17), contabiliza 291 infectados.

Em São Paulo, foi registrada a 1ª morte pelo coronavírus no Brasil, confirmada na terça-feira (17) pelo governo estadual. A vítima é um homem de 62 anos que estava internado em um hospital particular da capital paulista. Ele tinha diabetes e hipertensão.