Solenidade de entrega da obra do Aeródromo do município de Porto Walter ocorreu na tarde desta segunda-feira (25)
Depois de 10 meses em obras e operando apenas com voos emergenciais devido à uma interdição, o aeródromo da cidade Porto Walter, interior do Acre, voltou a operar nesta segunda-feira (25), com voos diurnos, após entrega da revitalização que custou mais de R$ 4 milhões.
No início de outubro, o aeródromo já tinha recebido liberação da Agência Nacional de Aviação (Anac) para voltar a operar. E agora, com os voos diurnos a população, volta a ter o serviço e sai do isolamento, segundo defendeu o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), Petrônio Antunes.
“É muito importante essa obra em Porto Walter porque eles estavam em isolamento, principalmente no período do verão quando o fluxo pelo rio também é prejudicado. Hoje, com essa inauguração e a homologação da pista, estamos dando direito de ir e vir tanto na parte comercial, mas também na parte de saúde para ter os voos de emergência e qualidade da pista”, disse.
Durante esse período fechado, foram feitos serviços de adequação da cerca da pista de pouso do aeródromo, sinalização horizontal, com aplicação de micro revestimento asfáltico e fornecimento de agregados. Ainda falta ser feito o balizamento noturno. O Deracre informou que esta parte está em processo de licitação.
Suspensão dos voos
Em dezembro do ano passado, a Anac determinou a suspensão de voos para os municípios de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo devido às más condições das pistas de pouso. As cidades são isoladas, com acesso apenas por barco ou avião.
Na época, a Anac destacou que problemas encontrados nas pistas “oferecem risco potencial às operações aéreas”. Antes de decidir pela suspensão dos voos, a agência solicitou esclarecimentos sobre a manutenção de pavimentação das pistas e o órgão foi respondido por meio de um ofício, mas, as respostas não foram satisfatórias.
Em janeiro deste ano, o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre) informou que as obras nos dois aeroportos foram iniciadas e que durariam três meses.
Além da recuperação das pistas, sinalização dos espaços e readequação da estação de embarque de passageiros, foi feita também limpeza da vegetação ao redor das áreas de pouso e construção de cercas, seguindo o padrão da Anac.