Uma adutora de distribuição antiga do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) se rompeu na manhã desta terça feira (12), na regional do Calafate, nas proximidades da Fundação Bradesco.
A rede de distribuição, com 300 milímetros, é responsável pelo abastecimento dos bairros Bela Vista, Novo Horizonte e João Eduardo.
Segundo o engenheiro civil da autarquia, Fernando Cardoso, a tubulação é antiga e não resistiu à pressão de distribuição do reservatório elevado.
“A maioria desses rompimentos ocorre porque a tubulação, em geral, tem em média entre 25 e 35 anos e desde que foram instaladas e jamais houve a manutenção devida. Nós, agora, nessa atual gestão da Prefeitura de Rio Branco, estamos mapeando e fazendo a substituição dessas tubulações centrais para evitar esses tipos de vazamentos. Infelizmente, são muitos quilômetros de rede que se deterioraram com o tempo. Fizemos aqui, nesse caso, a substituição dos tubos e, com certeza, nesse ponto não haverá mais vazamentos”, explicou o engenheiro.