Edital deve ser publicado posteriormente no site do Ibama. Contratos serão válidos até outubro
O Acre é um dos estados que vai contratar brigadistas para atuarem durante a seca contra os incêndios florestais. O governo autorizou, na última terça-feira (16), a contratação de 1.481 brigadistas em 17 estados e no Distrito Federal.
Os contratos devem valer de junho a outubro. O decreto, divulgado no Diário da União de terça, especifica que no Acre as cidades de Sena Madureira e Brasileia devem ter as vagas, mas a quantidade só deve ser divulgada no edital no site do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Serão 41 brigadas em terras indígenas, 15 em assentamentos e três em comunidades quilombolas, além de 13 especializadas em diferentes biomas e cinco de acionamento imediato, prontas para atuar em qualquer lugar do país em até 24 horas.
A efetivação é por meio da contratação de brigadistas que atuaram em anos anteriores nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Tocantins e no Distrito Federal.
O Programa Brigadas Federais protege diretamente cerca de 14 milhões de hectares de terras indígenas e 153 mil hectares de territórios quilombolas. Além disso, o Prevfogo também auxilia na proteção de cerca de 19,1 milhões de hectares de Unidades de Conservação (UCs) federais, estaduais e municipais.