..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Acre regulamenta trabalho remunerado de presos

Dois Projetos de Lei, que tramitavam na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), foram aprovados por unanimidade na tarde desta quinta-feira, 11.

Os projetos visam regulamentar o trabalho remunerado de presos, firmar parcerias com empresas privadas e estabelecer um fundo rotativo para a distribuição da renda obtida com essas atividades.

Os projetos são de autoria do Governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e tem como principal objetivo fortalecer as ações de ressocialização. O convênio com as empresas possibilitará a geração de renda aos presos e familiares, além de auxiliar no custeio das despesas do Estado durante o período de reclusão dos reeducandos.

De acordo com o presidente do Iapen, Lucas Gomes, as parcerias atuarão como forma de incentivo à atividade laboral no sistema prisional. “Através dessa regulamentação, os presos contratados pelas empresas aptas devem receber como remuneração o correspondente a pelo menos um salário mínimo vigente, o que será pago mensalmente”, afirmou.

Gomes também destacou o segundo projeto que trata sobre o fundo rotativo, por meio do qual, a remuneração dos reeducandos é distribuída de forma igualitária. “Com o fundo rotativo, 25% da renda obtida com o trabalho dos apenados é direcionado para a melhoria do Sistema Penitenciário, 25% para o preso, 25% para a família e os outros 25% viram fundo para que, ao sair do Sistema, ele tenha um recurso disponível até a estabilidade”, disse.

O presidente ainda ressaltou o cunho social e ressocializador da iniciativa governamental no âmbito do Sistema Prisional. “O objetivo é levar apenados para dentro das empresas e, principalmente, levar as empresas para dentro dos presídios, trazendo perspectiva de renda e trabalho para os presos”, finalizou.