..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Acre ocupa 2º lugar em ranking de criação de empregos por micro e pequenas empresas em junho

Acre ocupa 2º lugar em ranking de criação de empregos por micro e pequenas empresas em junho

Sebrae aponta que mais de 2 mil novos postos de trabalho foram gerados no primeiro semestre

Um levantamento feito pelo Sebrae, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), demonstrou que entre janeiro e junho, os pequenos negócios geraram 2.420 mil novos postos de trabalho no Acre. Esse número representa a 2ª posição no ranking nacional.

Somente em junho, das mais de 201,7 mil vagas criadas pelo país, as micro e pequenas empresas (MPE) foram responsáveis por 115,9 contratações (57,5%), com destaque para os setores de Serviços (49.018 vagas), Comércio (27.443 empregos) e Construção (com 18.753).

Com saldo de 629 postos de trabalho o Acre se destacou no comparativo entre os estados. De acordo com o gerente de Desenvolvimento do Ambiente de Negócios do Sebrae no Acre, Marcelo Macedo, o fomento ao empreendedorismo faz com que os pequenos negócios se fortaleçam e consigam expandir, gerando mais empregos e renda.

“O boletim demonstra bons números em relação ao saldo de empregos gerados e isso destaca a grande importância das MPE para a geração de novos postos de trabalho. Esses dados reforçam o comprometimento do Sebrae em fortalecer o empreendedorismo, auxiliando os empreendedores em diversos âmbitos, e assim desenvolver o ambiente de negócios e a economia local”, disse o gerente.

O levantamento feito pelo Sebrae demonstra que a geração de empregos no mês de junho no Acre aconteceu principalmente nos setores de Serviços (228), Construção (193) e Comércio (136), seguindo a tendência nacional.

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, os dados reforçam a importância dos pequenos negócios para a economia brasileira, que já são cerca de 95% das empresas abertas e são responsáveis por 30% do Produto Interno Bruto (PIB).

“Uma notícia maravilhosa para ser observada pelo povo brasileiro. Estamos vivendo o inusitado na economia brasileira: a geração de empregos no país, este ano, já praticamente duplica o acontecimento do ano passado. O Brasil voltou a ser do povo brasileiro”, assegura.

De acordo com Décio Lima, para garantir mais possibilidades de crescimento do setor, a instituição tem atuado, junto ao Governo Federal, para ampliar o acesso das micro e pequenas empresas ao crédito por meio do programa Acredita.

“Via Fundo de Aval para Micro e Pequena Empresa (Fampe), 29 instituições bancárias estão aptas a ofertar os recursos que foram possibilitados com o aporte de R$ 2 bilhões do Sebrae e que vão viabilizar R$ 30 bilhões em crédito nos próximos três anos. No Acre, atuam com o Fampe a Caixa Econômica Federal, o Sicoob e o Sicredi”, explica ele.