..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Acre fecha julho com maior queda do país nas vendas do comércio varejista

Acre fecha julho com maior queda do país nas vendas do comércio varejista

Mesmo com queda, varejo acreano acumula alta de 6,8% no ano. Dados foram divulgados nesta sexta-feira (15) pelo IBGE

Após alta no mês de junho, o setor de comércio varejista registrou a maior queda do país em julho. Segundo dados divulgados nesta sexta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas caíram 2,1% em julho na comparação com o mês anterior.

Os dados mostram que o Acre não seguiu a tendência nacional, uma vez que 14 das 27 Unidades da Federação tiveram resultado positivo em julho no setor.

Na comparação com julho de 2022, houve alta de 6,9%. Mesmo com a queda em julho, o setor acumula alta de 6,8% no ano de 2023. Já nos últimos 12 meses, a alta acumulada é de 5,6%, na comparação com os 12 meses imediatamente anteriores.

No comércio varejista ampliado, que inclui, além do varejo, veículos e materiais de construção, o volume de vendas no Acre também teve uma queda de 3,3%, o 4º pior índice do país. Já no ano, o setor acumula alta de 10,4% e em 12 meses a alta é de 7,7%.

Dados nacionais

Em julho de 2023, o volume de vendas do comércio varejista teve alta de 0,7% frente a junho, na série com ajuste sazonal. A média móvel trimestral foi de 0,1%. Frente a julho de 2022, houve alta de 2,4%, segunda alta consecutiva nessa comparação. O acumulado do ano até julho (ante o mesmo período do ano anterior) foi de 1,5%. O acumulado nos últimos doze meses foi a 1,6%.

No comércio varejista ampliado, o volume de vendas de julho recuou 0,3% frente a junho, na série com ajuste sazonal. O índice de média móvel trimestral para o varejo ampliado foi de 0,2%.