Mesmo com queda, varejo acreano acumula alta de 6,8% no ano. Dados foram divulgados nesta sexta-feira (15) pelo IBGE
Após alta no mês de junho, o setor de comércio varejista registrou a maior queda do país em julho. Segundo dados divulgados nesta sexta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas caíram 2,1% em julho na comparação com o mês anterior.
Os dados mostram que o Acre não seguiu a tendência nacional, uma vez que 14 das 27 Unidades da Federação tiveram resultado positivo em julho no setor.
Na comparação com julho de 2022, houve alta de 6,9%. Mesmo com a queda em julho, o setor acumula alta de 6,8% no ano de 2023. Já nos últimos 12 meses, a alta acumulada é de 5,6%, na comparação com os 12 meses imediatamente anteriores.
No comércio varejista ampliado, que inclui, além do varejo, veículos e materiais de construção, o volume de vendas no Acre também teve uma queda de 3,3%, o 4º pior índice do país. Já no ano, o setor acumula alta de 10,4% e em 12 meses a alta é de 7,7%.
Dados nacionais
Em julho de 2023, o volume de vendas do comércio varejista teve alta de 0,7% frente a junho, na série com ajuste sazonal. A média móvel trimestral foi de 0,1%. Frente a julho de 2022, houve alta de 2,4%, segunda alta consecutiva nessa comparação. O acumulado do ano até julho (ante o mesmo período do ano anterior) foi de 1,5%. O acumulado nos últimos doze meses foi a 1,6%.
No comércio varejista ampliado, o volume de vendas de julho recuou 0,3% frente a junho, na série com ajuste sazonal. O índice de média móvel trimestral para o varejo ampliado foi de 0,2%.