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Açaí de Feijó conquista a primeira Indicação Geográfica para o produto no país

Açaí de Feijó conquista a primeira Indicação Geográfica para o produto no país

As particularidades do açaí produzido no município de Feijó concederam aos produtores da região o primeiro registro de Indicação Geográfica (IG) para esse item no país. O reconhecimento foi concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), nesta terça-feira (12), e é fruto de um trabalho desenvolvido pelo Sebrae e Governo do Acre desde 2021, juntamente a produtores agricultores e associações locais.

O termo “açaí de Feijó” é garantia de qualidade e sabor para os acreanos, e assim como é comumente conhecido no estado, foi considerado por especialistas como o melhor do país, devido à sua espessura consistente e sabor mais adocicado.

Para a analista do Sebrae no Acre, Murielly Nóbrega, essa conquista é fruto de um processo junto aos produtores extrativistas de açaí na cidade de Feijó e dos parceiros. “A IG além do reconhecimento e proteção permite um diferencial competitivo, agregação de valor ao produto, fortalecimento da governança e estímulo à economia local”, disse.

Segundo o presidente da Cooperativa, José Giovanni Nascimento, registrar a produção que ocorre na cidade é de suma importância para valorizar o trabalho dos produtores. “A IG do açaí é importante em três grandes pilares: o primeiro é não perder a identidade; o outro é a parte econômica e a competitividade do produto e sua valorização de mercado; o terceiro é a sustentabilidade que contribui para manter a “mata em pé”, porque mais de 99% hoje da nossa produção é natural e nativa”, comenta.

Sobre o fruto

O Açaí é uma espécie nativa das várzeas da Região Amazônica, no Brasil está presente nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão e Tocantins. Do fruto é extraída a polpa, que é consumida em diversos preparos.

O açaí possui grande importância cultural e social nas regiões, onde existem cooperativas que buscam ampliar o escoamento da produção e a qualidade de seus produtos, aumentando assim o preço de venda.