Gabriel Moscardo acumula empréstimos e poucos minutos em campo no continente
Apontado como uma das principais promessas do Brasil em sua posição em janeiro de 2024, quando se tornou a maior venda da história do Corinthians ao se juntar ao PSG, o volante Gabriel Moscardo não teve um grande início na Europa.
Negociado por 20 milhões de euros (na cotação da época, cerca de R$ 108 milhões), o meio-campista chegou ao clube francês em julho de 2024, mas não conseguiu ter sequência na equipe comandada pelo técnico espanhol Luis Enrique.
No entanto, já fazia parte do planejamento original um empréstimo em sua primeira temporada. A oportunidade chegou em agosto, quando se juntou, de maneira temporária, ao Reims, rival de PSG na França.
Apesar de ser emprestado para ganhar minutagem, Moscardo não se firmou entre os principais jogadores da modesta equipe, fazendo 10 jogos durante toda a temporada, sendo apenas um como titular.
Um dos principais motivos para o baixo tempo de jogo que recebeu durante sua passagem no Reims foi uma lesão na virilha. O volante se apresentou ao clube com o problema físico, que fez com que Valentin Atangana e Yaya Fofana, jovens meio-campistas, ganhassem oportunidades e dominassem o setor do time.
Reintegrado ao PSG após o final da última temporada, Moscardo foi inscrito para a disputa da Copa do Mundo de Clubes em junho, entrou na relação de dois jogos (Seattle Sounders, na fase de grupos, e Chelsea, na final), mas também não foi utilizado.
Novamente, a diretoria parisiense, ao lado do treinador Luis Enrique, entendeu que um novo empréstimo era a melhor solução para o desenvolvimento do atleta no futebol europeu.
Para contar com o jogador, diversos clubes do continente se interessaram, mas o Braga, de Portugal, acabou fechando a contratação por uma temporada.
Na equipe portuguesa, o jovem de 19 anos busca mudar sua situação. Até o momento, são três jogos pelo novo time, sendo um como titular, contra o Lincoln Red Imps, de Gibraltar, pelas fases preliminares da Europa League.
No duelo internacional, Moscardo foi um dos principais destaques da contundente vitória por 5 a 1, que colocou os “Arcebispos” na fase de liga da competição.
Passagem pelo Corinthians
Na contramão de seu período na Europa até o momento, Gabriel Moscardo brilhou no futebol brasileiro com a camisa do Corinthians.
O volante estreou pela equipe principal do Alvinegro com apenas 17 anos de idade, em junho de 2023, quando foi colocado em campo contra o Liverpool, do Uruguai, pelo técnico Vanderlei Luxemburgo.
Desde seus primeiros minutos no gramado, sua técnica refinada e sua noção de jogo elevada foram destacadas por diversos comentaristas e analistas.
Sob o comando de Luxa, Moscardo assumiu a titularidade da posição rapidamente, e consolidou-se como um dos melhores volantes do Brasil em seu curto período no país.
Em um ano com a camisa do Corinthians, Gabriel disputou 27 partidas e estufou as redes apenas uma vez, com o gol da virada sobre o Vasco, em novembro de 2023, na vitória que aliviou o Timão na briga contra o rebaixamento.