São Chico repete fracassos de Náuas, Plácido de Castro, Atlético-AC, Galvez e Humaitá nos anos em que disputaram pela 1ª vez a 4ª divisão nacional. Estrelão conseguiu avançar na 1ª fase em 2014
Rio Branco, AC - A lista de clubes acreanos que foram eliminados na primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D - considerando temporadas de estreias - ficou maior após a conclusão da 13ª e penúltima rodada do grupo 1, nesse domingo (16).
Com a vitória do Humaitá sobre o Trem-AP por 1 a 0, fora de casa, o São Chico entrou em campo contra o Princesa do Solimões-AM já eliminado matematicamente e acabou sendo derrotado por 3 a 0, em Rio Branco. O São Chico se tornou o sexto clube acreano que não teve sucesso na primeira participação na Série D.
Veja a lista
2010 - Náuas: lanterna do grupo 2
2011 - Plácido de Castro: terceiro colocado do grupo 1
2012 - Atlético-AC: terceiro colocado do grupo 1
2019 - Galvez: terceiro colocado do grupo 2
2022 - Humaitá: sétimo colocado do grupo 1
2023 - São Francisco: eliminado matematicamente no grupo 1
O Rio Branco FC é a única exceção entre os clubes acreanos que disputaram pela primeira vez a Série D. O Estrelão, que foi rebaixado na Série C em 2013, estreou na quarta divisão em 2014 e conseguiu se classificar sendo líder do grupo 1.
O Estrelão, no entanto, foi eliminado nas oitavas de final para o Anapolina-GO nos pênaltis por 13 a 12, após empate por 2 a 2 no placar agregado dos dois jogos.
O São Francisco vai enfrentar o São Raimundo-RR no próximo sábado (22), às 17h (de Brasília), no estádio Canarinho, em Boa Vista (RR), pela 14ª e última rodada da primeira fase. No momento, o São Chico ocupa a sétima e penúltima posição com nove pontos.